quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

COMO FUNCIONA O SONO

Dormir é uma das coisas mais complexas que o ser humano faz.  Durante o sono, a pessoa se move na cama; isso acontece uma ou duas vezes por hora; essa pode ser uma maneira de o corpo não prender a circulação de algum membro ou tecido por um período muito longo.

Se você conectar um aparelho de eletroencefalografia na cabeça de uma pessoa, pode gravar a atividade de suas ondas cerebrais. Uma pessoa acordada e relaxada gera ondas alfa, que são oscilações consistentes de cerca de 10 ciclos por segundo. Uma pessoa alerta gera ondas beta, que são duas vezes mais rápidas.

Durante o sono, dois padrões mais lentos, chamados ondas teta e ondas delta, também acontecem. As oscilações das ondas teta vão de 3,5 a 7 ciclos por segundo e as ondas delta oscilam a menos de 3,5 ciclos por segundo. Quando uma pessoa adormece e entra em sono profundo, os padrões das ondas cerebrais ficam mais lentos. Quanto mais lentos os padrões das ondas, mais profundo é o sono. É mais difícil acordar uma pessoa que está na fase delta.

Durante a noite, algo inesperado acontece: o sono REM [movimento rápido dos olhos]. A maioria das pessoas tem de três a cinco períodos de sono REM por noite. Nessa fase do sono, as ondas cerebrais ficam tão rápidas quanto as ondas dos níveis de consciência. Se você observar uma pessoa em sono REM, você vai ver seus olhos se movendo de um lado para outro rapidamente. Durante o sono REM, os braços, pernas e músculos faciais de algumas pessoas se contraem. Os outros períodos do sono são conhecidos como NREM [não-REM].

Durante o sono REM acontecem os sonhos. Se você acordar uma pessoa durante o sono REM, ela pode se lembrar claramente dos sonhos. Se você acordar uma pessoa durante o sono NREM, ela provavelmente não estará sonhando.

Você precisa passar pelos sonos REM e NREM para ter uma boa noite de sono. Uma pessoa normal passa cerca de 25% da noite em sono REM e o resto em NREM. Uma sessão REM - um sonho - dura de cinco a trinta minutos.

Remédios podem atrapalhar uma boa noite de sono. Muitos deles, inclusive os remédios para dormir, mudam a qualidade do sono e da fase REM.

Uma maneira de entender por que dormimos é ver o que acontece quando não dormimos o suficiente.  Como você sabe, perder uma noite de sono não é o fim do mundo. No dia seguinte, a pessoa pode ficar irritada, pode ficar facilmente
cansada ou hiperativa, em razão da adrenalina.

Se a pessoa perder duas noites de sono, as coisas ficam piores. A concentração fica mais difícil e a pessoa se torna consideravelmente desatenta. Os erros passam a ser mais comuns.

Depois de três dias, a pessoa começa a ter alucinações e é impossível pensar de forma clara. Se a pessoa não dormir, ela começa a perder o senso da realidade. Ratos forçados a não dormir acabam morrendo, provando que o sono é essencial. Uma pessoa que não dorme o suficiente pode experimentar muitos desses problemas com o passar do tempo.

Duas outras coisas acontecem durante o sono. O hormônio de crescimento nas crianças é secretado durante o sono, assim como algumas substâncias fundamentais para o sistema imunológico. Você pode se tornar mais propenso a doenças se não dormir o suficiente, e as crianças podem ter seu desenvolvimento comprometido.

o sono dá ao corpo a chance de recuperar os músculos e outros tecidos, substituindo células mortas ou velhas;

o sono serve para que o cérebro organize e arquive as memórias. Acredita-se que os sonhos são uma parte desse processo;

o sono diminui o consumo de energia do corpo; assim, precisamos de três refeições por dia, em vez de quatro ou cinco. E já que não podemos fazer nada no escuro, nos "desligamos" e economizamos energia;

de acordo com o ScienceNewsOnline: gatos que não dormem apresentam um elevado nível de adenosina [em inglês], o sono pode ser uma maneira de recarregar o cérebro, logo a presença de adenosina é um sinal de que o cérebro precisa descansar. "Como a secreção de adenosina reflete a atividade celular do cérebro, altas concentrações dessa substância podem ser um aviso de que o corpo gastou muita energia e precisa descansar". Os níveis de adenosina no cérebro aumentam quando se está acordado e diminuem durante o sono.

O que sabemos é que, depois de uma boa noite de sono, a sensação de bem-estar é maior pela manhã. Tanto o cérebro quanto o corpo estão descansados e prontos para um novo dia.

O cérebro cria os sonhos por meio de uma atividade elétrica aleatória. Aleatória é a palavra-chave aqui. A cada período de 90 min, o tronco cerebral envia impulsos elétricos para o cérebro, de forma desordenada. A parte analítica do cérebro, o prosencéfalo, tenta desesperadamente achar algum sentido nesses sinais. É como olhar para um teste de Rorschach, uma mancha aleatória de tinta em um papel. A única maneira de compreender o sonho é interpretá-lo metaforicamente, simbolicamente, já que não existe mensagem literal.

A maioria dos adultos precisa de sete a nove horas de sono por noite. Isso é uma média. A quantidade de horas de sono varia de acordo com a pessoa. Você, por exemplo, deve saber de quanto tempo de sono precisa para se sentir bem.

A quantidade de sono necessária diminui com a idade. Um bebê recém-nascido chega a dormir 20 horas por dia. Aos quatro anos, a média é de 12 horas por dia. Aos 10, a média cai para 10 horas por dia. As pessoas mais velhas dormem cerca de seis ou sete horas por dia.

Para melhorar seu sono:
Pratique exercícios regularmente.
Evite consumir álcool antes de dormir.
Evite outros estimulantes, como cigarros.
Eles ajudam a cansar e a relaxar o corpo.
Não consuma cafeína depois das quatro horas da tarde.
O álcool quebra os padrões normais do cérebro durante o sono.
Tente dormir e acordar no mesmo horário, mesmo nos finais de semana.

espiritualismo.hostmach.com.br

Nenhum comentário: