segunda-feira, 17 de junho de 2013

OLHOS ENTENDEM PROPRIEDADES QUÂNTICAS DA LUZ

Interfaces bioquânticas poderão usar sistemas biológicos para detectar a natureza quântica da luz, permitindo a criação de novos dispositivos ópticos mais simples.[Imagem: Sim et al./PRL].

Milhões de anos de evolução moldaram nossos olhos para que eles funcionassem como detectores ópticos de alta sensibilidade, superando qualquer dispositivo artificial.
O que não se sabia é que as células fotorreceptoras da retina detectam a diferença entre diferentes fontes de luz, algo que só pode ser mensurado pelas propriedades quânticas da luz.
Em termos técnicos, as fotocélulas biológicas interpretam as propriedades estatísticas da luz.
Segundo os pesquisadores do instituto AStar, de Cingapura, que fizeram a descoberta, isso abre o caminho para a criação de uma nova classe de dispositivos ópticos "bioquânticos".
Estas interfaces bioquânticas poderão usar sistemas biológicos para detectar a natureza quântica da luz, permitindo a criação de novos dispositivos ópticos mais simples.
Estatística da luz
A distribuição estatística dos fótons emitidos por uma fonte de luz depende da natureza dessa fonte de luz.
Fontes de luz quentes, como o filamento de uma lâmpada incandescente, geram fótons aos borbotões. Já os lasers criam fótons aleatoriamente - cada um é emitido independentemente do seguinte.
O que os pesquisadores descobriram é que as células fotorreceptoras da retina, conhecidas como bastonetes, detectam se o pulso de luz foi emitido por um laser ou por uma luz térmica.
E elas fazem isto com base apenas nas diferentes distribuições de fótons, ou seja, naquilo que os físicos chamam de estatística dos fótons.
As moléculas de rodopsina nos bastonetes absorvem os fótons, gerando uma corrente de íons.
Ao amplificar e medir essa corrente de íons, os pesquisadores perceberam que ela coincide perfeitamente com o número médio de fótons em cada pulso de luz - no caso de um laser, a corrente atinge um pico muito mais elevado do que quando a luz vem de uma lâmpada comum.
"A demonstração de que essas células podem avaliar a estatística dos fótons traz a esperança de acessarmos as propriedades quânticas da luz usando biodetectores," disse Leonid Krivitsky, membro da equipe.
Os dois tipos de emissores de fótons investigados neste experimento são exemplos de fontes de luz "clássicas".
"O próximo passo é investigar luz quântica, como pulsos com um número fixo de fótons," revelou Krivitsky.
Site Inovação Tecnológica - 28/05/2013

BEBÊS REAGEM A BRIGAS DOS PAIS MESMO DORMINDO

 
Os bebês reagem a um tom de voz raivoso de seus pais mesmo quando estão dormindo.

O cérebro dos bebês tem uma plasticidade muito maior do que o cérebro dos adultos, permitindo que eles se desenvolvam em resposta ao ambiente em que se encontram.

O que a nova pesquisa mostra é que essa plasticidade vem com uma certa dose de vulnerabilidade.

Por exemplo, o estresse severo, tal como o induzido por maus tratos ou institucionalização, podem ter um forte impacto negativo no desenvolvimento das crianças.

Mas Alice Graham e seus colegas da Universidade de Oregon (EUA) estavam interessados em avaliar situações familiares comuns.

"Nós estávamos interessados em saber se uma fonte comum de estresse no início da vida das crianças - um conflito entre os pais - tem alguma associação com a função cerebral dos bebês," diz ela.

Foram avaliados bebês com idades entre 6 e 12 meses, ao lado dos quais foram vocalizadas frases sem sentido, mas faladas em tons muito irritado, levemente irritado, feliz e neutro.

"Mesmo durante o sono, as crianças apresentaram padrões distintos de atividade cerebral, dependendo do tom emocional da voz que apresentamos," conta a pesquisadora.

Isto mostra que os bebês não são alheios aos conflitos entre os pais, e a exposição a esses conflitos pode influenciar a forma como o cérebro dos bebês processa a emoção e o estresse.

O estudo foi publicado na revista Psychological Science.

INTERNET E REDES SOCIAIS PODEM ESTAR MUDANDO NOSSOS CÉREBROS


Segundo um novo estudo, os sites de redes sociais podem estar mudando o cérebro das pessoas, bem como sua vida social.

Varreduras do cérebro das pessoas mostram uma ligação direta entre o número de amigos no Facebook e o tamanho de certas partes de seu cérebro.

Os cientistas não sabem dizer se o uso de redes sociais é que aumenta a massa cinzenta, ou se as pessoas com certas estruturas cerebrais são apenas melhores em fazer amigos.

As regiões envolvidas no estudo têm um papel na interação social, memória e autismo.

Os pesquisadores contaram o número de amigos no Facebook que cada voluntário tinha, bem como avaliaram o tamanho de sua rede real de amigos.

Uma forte ligação foi encontrada entre o número de amigos no Facebook que uma pessoa tinha, e a quantidade de matéria cinzenta em certas partes de seu cérebro.

O estudo também mostrou que o número de amigos no Facebook refletia o número de amigos “verdadeiros” que alguém tinha.

“Encontramos algumas regiões do cérebro que parecem se ligar com o número de amigos que temos, tanto ‘reais’ quanto ‘virtuais’”, disse Ryota Kanai, um dos pesquisadores da University College London. “A questão interessante agora é saber se estas estruturas mudam com o tempo. Isto nos ajudará a responder à pergunta de se a internet está mudando nossos cérebros”, explica.

Uma região envolvida é a amígdala, que está associada com a memória e as respostas emocionais.
Pesquisas anteriores já haviam mostrado uma ligação entre o volume de massa cinzenta na amígdala e o tamanho e complexidade das redes sociais do mundo real. 

Massa cinzenta é o tecido do cérebro onde o processamento mental ocorre.
Três outras áreas do cérebro estavam ligadas com o tamanho da rede online de alguém, mas não com a contagem de amigos do mundo real.

O sulco superior direito temporal tem um papel importante na percepção e pode ser prejudicado no autismo. O giro médio esquerdo temporal é associado a “ler” os sinais sociais, enquanto a terceira área – o complexo direito entorrinal – é pensado para ser importante na memória e navegação.

Geraint Rees, cientista que liderou a pesquisa, disse que pouco se sabe sobre o impacto das redes sociais sobre o cérebro, o que levou a especulações de que a internet é algo ruim para nós.

“Nosso estudo nos ajudará a começar a entender como nossas interações com o mundo são mediadas através de redes sociais”, disse. “Isso deve nos permitir começar a fazer perguntas inteligentes sobre a relação entre a internet e o cérebro – questões científicas, não políticas”.

Embora o estudo tenha encontrado uma ligação entre a estrutura do cérebro humano e o tamanho da rede social online de uma pessoa, não é possível estabelecer causa e efeito.

BBC


JACOB BARNETT GÊNIO DA FÍSICA QUÂNTICA É AUTISTA


Jacob Barnett, 14, diagnosticado com autismo aos dois anos de idade, hoje estuda para obter seu mestrado em física quântica

Aos dois anos de idade, o jovem americano Jacob Barnett foi diagnosticado com autismo, e o prognóstico era ruim: especialistas diziam a sua mãe que ele provavelmente não conseguiria aprender a ler ou sequer a amarrar seus sapatos. Mas Jacob acabou indo muito além. 

Aos 14 anos, o adolescente estuda para obter seu mestrado em física quântica, e seus trabalhos em astrofísica foram vistos por um acadêmico da Universidade de Princeton como potenciais ganhadores de futuros prêmios Nobel.

O caminho trilhado, no entanto, nem sempre foi fácil. Kristine Barnett, mãe de Jacob, diz à BBC que, quando criança, ele quase não falava e ela tinha muitas dúvidas sobre a melhor forma de educá-lo.

"[Após ser diagnosticado,] Jacob foi colocado em um programa especial [de aprendizagem]. Com quase quatro anos, ele fazia horas de terapia para tentar desenvolver suas habilidades e voltar a falar", relembra. "Mas percebi que, fora da terapia, ele fazia coisas extraordinárias. Criava mapas no chão da sala, com cotonetes, de lugares em que havíamos estado. Recitava o alfabeto de trás para frente e falava quatro línguas."

Jacob diz ter poucas memórias dessa época, mas acha que o que estava representando com tudo isso eram padrões matemáticos. "Para mim, eram pequenos padrões interessantes."

Certa vez, Kristine levou Jacob para um passeio no campo, e os dois deitaram no capô do carro para observar as estrelas. Foi um momento impactante para ele.


Meses depois, em uma visita a um planetário local, um professor perguntou à plateia coisas relacionadas a tamanhos de planetas e às luas que gravitavam ao redor. Para a surpresa de Kristine, o pequeno Jacob, com 4 anos incompletos, levantou a mão para responder. Foi quando teve certeza de que seu filho tinha uma inteligência fora do comum.

Alguns especialistas dizem, hoje, que o QI do jovem é superior ao de Albert Einstein.
Jacob começou a desenvolver teorias sobre astrofísica aos 9 anos. No livro The Spark (A Faísca, em tradução livre), que narra a história de Jacob, ela conta que buscou aconselhamento de um famoso astrofísico do Instituto de Estudos 

Avançados de Princeton, que disse a ela que as teorias do filho eram não apenas originais como também poderiam colocá-lo na fila por um prêmio Nobel.

Dois anos depois, quando Jacob estava com 11 anos, ele entrou na universidade, onde faz pesquisas avançadas em física quântica.

Questionada pela BBC que conselhos daria a pais de crianças autistas - considerando que nem todas serão especialistas em física quântica -, Kristine diz acreditar que "toda criança tem algum dom especial, a despeito de suas diferenças".

"No caso de Jacob, precisamos encontrar isso e nos sintonizar nisso. [O que sugiro] É cercar as crianças de coisas que elas gostem, seja isso artes ou música, por exemplo."

BBC Brasil

GÊMEOS DERAM AS MÃOS POUCO DEPOIS DE NASCEREM


Os gêmeos Daniel e Maria deram as mãos pouco depois de nascerem em San Sebastián, na Espanha. O registro do momento especial causou comoção nas redes sociais espanholas e logo ganhou o mundo. 

A foto foi tirada por um enfermeiro da maternidade e, segundo o obstetra Javier Rodríguez, que fez o parto dos gêmeos, o momento foi algo quase instintivo: "Os bebês se buscaram inconscientemente, como se quisessem prolongar fora do útero a sensação de estar tanto tempo juntos", disse o médico

EFE - 17.05.2013 

GRUPO HACKER ANÔNIMOS TIRA DO AR 40 SITES DE PORNOGRAFIA INFANTIL



O grupo hacker Anônimos conseguiu tirar do ar brevemente 40 sites que eles afirmam conterem imagens de abuso sexual infantil.

Os ataques foram realizados como parte da Operação Darknet, que visava grupos de abuso que trocavam imagens através da rede Tor.

Como parte de suas ações, o grupo hacktivista publicou os nomes de 1.500 pessoas que eles disseram que usaram um site conhecido como “Lolita City”.

A rede Tor tenta manter o anonimato de seus usuários fazendo roteamento de navegação na web através de uma série de servidores espalhados pela rede. Isto torna mais difícil de rastrear usuários e monitorar o que eles estão vendo.

Muitos manifestantes em nações como o Egito e a Síria usaram o Tor para esconder sua localização por parte das autoridades nesses tempos de crise.

Uma inovação, recentemente adicionada ao Tor, é a capacidade de criar uma “darknet” – uma rede que funciona de forma semelhante à web, mas pode ser vista apenas por usuários Tor.

No início de outubro, os hackers do grupo Anônimos notaram que um site hospedado na darknet de Tor continha links para imagens de abuso sexual infantil.

Os membros do Anônimos removeram os links, que logo foram repostados. Assim, o grupo deixou o site offline, e avisou a empresa que estava hospedando os links.

Em um documento que detalha suas ações, o grupo Anônimos disse que pediu a empresa para remover o conteúdo ilegal, mas o pedido foi recusado, por isso eles invadiram a rede da empresa e encerraram uma série de computadores que hospedavam as imagens do abuso. O grupo prometeu continuar os ataques até que as imagens fossem removidas.

A empresa acusada de hospedar o conteúdo ainda tem de responder a um pedido de comentário sobre os ataques.

Especialistas condenaram os ataques do grupo, dizendo que eles poderiam ter minado investigações em curso ou infectado provas contra os abusadores.

Christian Sjoberg, chefe da empresa de análise de imagem NetClean, que ajuda as forças policiais a categorizar imagens de abuso, disse que os hackers devem pensar cuidadosamente sobre o que eles fizeram. “Pode ser perigoso. Se você pensar nessas imagens como provas de um crime publicadas na internet, então a situação fica um pouco mais complicada”, disse.

Graham Cluley, consultor sênior de tecnologia da empresa de segurança Sophos, disse que os ataques foram equivocados. “Fechamentos de sites e redes de compartilhamento ilegais devem ser feitos pelas autoridades, e não por vigilantes da internet”, afirmou.

Os ataques poderiam ter colocado uma investigação existente em situação de risco, impedido a coleta de provas necessárias, ou dificultado a argumentação de que as provas não foram corrompidas.

“Os hackers Anônimos podem sentir que fizeram a coisa certa, mas na verdade podem ter, inadvertidamente, colocado mais crianças em maior risco através de suas ações”, explicou Cluley.

MENSAGEM SECRETA ANÚNCIO CONTRA ABUSO INFANTIL PODE SER LIDO APENAS POR CRIANÇAS


Mensagem secreta: 
 anúncio contra abuso infantil pode ser lido apenas por crianças
Uma velha tecnologia para divertir crianças está sendo utilizada para protegê-las

A tecnologia das figurinhas “3D” chamada de impressão lenticular, que muda a imagem de acordo com o ângulo do qual você a olha, tem sido aperfeiçoada nos últimos anos para maior qualidade e precisão. Hoje ela está sendo utilizada na Espanha em uma campanha contra o abuso infantil.

A foto pode ser vista por todos, mas uma mensagem em espanhol e número de telefone só podem ser vistos por crianças com menos de 10 anos:


“Se alguém está te machucando ligue que te ajudaremos 116 111″


A fundação espanhola ANAR de proteção infantil criou a campanha para que apenas pessoas com menos de 1,6m possam enxergar a mensagem secreta e o rosto machucado da criança da foto.;


A versão que adultos enxergam diz apenas:


 “Às vezes o abuso infantil só é visível para a criança que sofre dele”


 É um alerta para os adultos e uma mensagem exclusiva para as crianças.


 Hypescience



PEDÓFILOS SE PROLIFERAM NA INTERNET ALERTA DELEGACIA ESPECIALIZADA


Os pedófilos estão se proliferando pela internet ao passo em que crianças e adolescentes estão cada vez mais conectados as redes sociais, alerta a 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia do DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa).

Essa é a única delegacia no Brasil especializada nesse tipo de crime, mas é pouco conhecida pelo público paulista, mostra reportagem do "TV Folha" deste domingo --exibido às 19h30 na TV Cultura, com reprise às 23h.

O número de casos envolvendo abusos sexuais contra crianças e adolescentes cresceu quase 20% no Brasil entre 2011 e 2012, de acordo com a Secretaria de Direitos Humanos. Quando se computa todas as denúncias de violência contra menores o aumento chega a 58,35%.

A delegada da 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia Ana Paula Rodrigues, 38, conta ao "TV Folha" as técnicas para coibir esse tipo de crime na internet. A reportagem também traz histórias de vítimas de pedofilia, além de uma análise com o filósofo e colunista da Folha Luiz Felipe Pondé que ajuda a discutir o tema.


Jornal Folha de São Paulo

NÃO É ASSIM QUE SE EDUCA UMA CRIANÇA


Tão grave quanto a violência é o muro de silêncio que cerca essa situação, construído pela indiferença da sociedade e pela cultura da impunidade dos agressores, o que se constitui em nova forma de violação às suas vítimas. 

Doutores De Coração Idcor estão cadastrados em nossa página no Facebook

SUS TEM INTERESSE EM 71 ESPÉCIES DE PLANTAS MEDICINAIS

O Ministério da Saúde divulgou uma lista com 71 plantas de interesse do SUS. Entre as plantas encontram-se a alcachofra, a aroeira da praia e a unha-de-gato, usadas pela sabedoria popular e confirmadas cientificamente, para distúrbios de digestão, inflamação vaginal e dores articulares, respectivamente.

A Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (Renisus) traz uma lista de plantas medicinais com potencial para gerar produtos de interesse ao SUS.
O objetivo do Ministério da Saúde, com a divulgação da lista, é orientar estudos e pesquisas que possam subsidiar a elaboração da relação de fitoterápicos disponíveis para uso da população. Atualmente, o SUS já oferece fitoterápicos derivados de espinheira santa, para gastrites e úlceras, e de guaco, para tosses e gripes.

Fitoterápico, de acordo com a legislação sanitária brasileira, é o medicamento obtido exclusivamente a partir de matérias-primas ativas vegetais. Os fitoterápicos utilizados pelo SUS são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, por isso, são considerados seguros e eficazes para a população.

O SUS pretende ampliar, a partir de 2009, a lista de medicamentos fitoterápicos disponíveis na assistência farmacêutica básica em todo o país. O Ministério da Saúde também espera que com o Programa, os Estados possam se sentir estimulados a oferecer o serviço com esse tipo de medicamento - são 12 Estados ao todo que já oferecem.

Lista de plantas medicinais de interesse do SUS
01 - Achillea millefolium
02 - Allium sativum
03 - Aloe spp* (A. vera ou A. barbadensis)
04 - Alpinia spp* (A. zerumbet ou A. speciosa)
05 - Anacardium occidentale
06 - Ananas comosus
07 - Apuleia ferrea = Caesalpinia ferrea *
08 - Arrabidaea chica
09 - Artemisia absinthium
10 - Baccharis trimera
11 - Bauhinia spp* (B. affinis, B. forficata ou B. variegata)
12 - Bidens pilosa
13 - Calendula officinalis
14 - Carapa guianensis
15 - Casearia sylvestris
16 - Chamomilla recutita = Matricaria chamomilla = Matricaria recutita
17 - Chenopodium ambrosioides
18 - Copaifera spp*
19 - Cordia spp* (C. curassavica ou C. verbenacea)*
20 - Costus spp* (C. scaber ou C. spicatus)
21 - Croton spp (C. cajucara ou C. zehntneri)
22 - Cúrcuma longa (ou curcumina)
23 - Cynara scolymus
24 - Dalbergia subcymosa
25 - Eleutherine plicata
26 - Equisetum arvense
27 - Erythrina mulungu
28 - Eucalyptus globulus
29 - Eugenia uniflora ou Myrtus brasiliana*
30 - Foeniculum vulgare
31 - Glycine max
32 - Harpagophytum procumbens
33 - Jatropha gossypiifolia
34 - Justicia pectoralis
35 - Kalanchoe pinnata = Bryophyllum calycinum*
36 - Lamium album
37 - Lippia sidoides
38 - Malva sylvestris
39 - Maytenus spp* (M. aquifolium ou M. ilicifolia)
40 - Mentha pulegium
41 - Mentha spp* (M. crispa, M. piperita ou M. villosa)
42 - Mikania spp* (M. glomerata ou M. laevigata)
43 - Momordica charantia
44 - Morus sp*
45 - Ocimum gratissimum
46 - Orbignya speciosa
47 - Passiflora spp* (P. alata, P. edulis ou P. incarnata)
48 - Persea spp* (P. gratissima ou P. americana)
49 - Petroselinum sativum
50 - Phyllanthus spp* (P. amarus, P.niruri, P. tenellus e P. urinaria)
51 - Plantago major
52 - Plectranthus barbatus = Coleus barbatus
53 - Polygonum spp* (P. acre ou P. hydropiperoides)
54 - Portulaca pilosa
55 - Psidium guajava
56 - Punica granatum
57 - Rhamnus purshiana
58 - Ruta graveolens
59 - Salix alba
60 - Schinus terebinthifolius = Schinus aroeira
61 - Solanum paniculatum
62 - Solidago microglossa
63 - Stryphnodendron adstringens = Stryphnodendron barbatimam
64- Syzygium spp* (S. jambolanum ou S. cumini)
65 - Tabebuia avellanedeae
66 - Tagetes minuta
67 - Trifolium pratense
68 - Uncaria tomentosa
69 - Vernonia condensata
70 - Vernonia spp* (V. ruficoma ou V. polyanthes)
71 - Zingiber officinale
Diário da Saúde

PARCERIA COM ISRAEL VAI BARATEAR MEDICAMENTOS BRASILEIROS

A "Missão Médica a Israel", promovida pela Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, teve resultados concretos: aproximou 29 profissionais da área de saúde brasileiros ao sistema de saúde israelense e intensificou a cooperação e a transferência de tecnologia entre os dois países. 

A "Missão" foi chefiada pelo ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, que afirmou: “Israel possui um dos serviços públicos mais eficientes do mundo no atendimento de emergências. Temos muito a aprender com Israel”. O mercado de medicamentos biológicos é uma das grandes apostas do governo brasileiro. 

A tecnologia desenvolvida em Israel ganha em competitividade pelo baixo custo dos processos produtivos, alto rendimento e risco zero de contaminação viral. A estimativa de economia para o Ministério da Saúde em cinco anos, a partir do começo da produção deste medicamento, é de R$ 64 milhões. 

Após visitar o "Centro de Simulação de Israel", do Hospital Tel Hashomer, conhecido mundialmente por treinar profissionais de saúde para situações realísticas de alto risco, como atentados terroristas e grandes acidentes, o ministro Padilha reforçou o interesse do Brasil em "importar" o conhecimento e a tecnologia de Israel no atendimento a situações de tragédias e catástrofes para treinar profissionais do Samu e dos serviços de urgência e emergências das cidades que vão sediar a Copa de 2014. 

A parceria vai envolver também os hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês.
Um dos fatores que mais surpreendeu a delegação médica foi constatar que as empresas de engenharia estão alinhadas com os hospitais na pesquisa e desenvolvimento de produtos. 

“Tudo o que acontece hoje na medicina israelense decorre de um avanço na área de engenharia, como os equipamentos para exames de ultrassom e ressonância magnética e inovações que conhecemos em Israel como a cápsula de vídeo que é engolida pelo paciente e permite ao médico observar o aparelho digestivo”, enfatizou o diretor da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, Paulo Feldmann. 

A comitiva do Brasil também percorreu as alas do Hospital Hadassah, em Jerusalém, reconhecido pela especialidade em tratamentos como o neurológico adulto e infantil. É um hospital público e um dos mais importantes de Israel, com cerca de 700 leitos e 31 salas de cirurgias. 

Em 2005, foi indicado ao "Prêmio Nobel da Paz", em reconhecimento à igualdade no tratamento a pacientes, independentemente de etnia e religião. Para o presidente da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, Jayme Blay, a Missão Médica foi um sucesso: 

“A Câmara reafirmou seu propósito, que é o de incrementar as relações comerciais e culturais entre Brasil e Israel, buscando a abertura de novas oportunidades e o acesso a novas tecnologias entre os dois países”. Claudio Lottenberg, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, acrescentou: “Fomentar troca de experiências na área da Saúde entre profissionais de ambos os países fortalece relações entre as instituições israelenses e brasileiras e ambos os lados ganham. Israel sempre perseguiu um modelo universalizante e seu diferencial tecnológico na área de urgências e emergências, bem como as bases de telemedicina podem ser uma referencia para nós brasileiros".

Jornal Alef

MEDITAÇÃO PRODUZ MUDANÇAS GENÉTICAS QUE MELHORAM A SAÚDE


Depois de vencerem muitos preconceitos de seus colegas, cientistas já demonstraram que, entre os benefícios da meditação, estão a redução do risco de ataques cardíacos, derrames e da morte por todas as causas.

Uma equipe norte-americana afirmou recentemente que, se a ioga fosse remédio, ela seria o melhor remédio do mundo - a ioga é uma dentre várias técnicas de meditação.

A novidade agora é que se descobriu que a meditação altera a expressão de genes envolvidos com vários processos benéficos à saúde.

E os resultados podem aparecer em minutos, dispensando anos de isolamentos em mosteiros nas montanhas do Tibete.

Estudos anteriores já documentaram mudanças no cérebro quando as pessoas praticam meditação, mas esta é a primeira vez que se demonstra mudanças na expressão dos genes.

Segundos os pesquisadores, esse pode ser o mecanismo principal que poderia explicar os efeitos benéficos relatados da meditação, da ioga e da oração.
Efeitos genéticos da meditação

Herbert Benson e seus colegas do Hospital Geral de Massachusetts (EUA) analisaram os perfis genéticos de 26 voluntários - nenhum dos quais meditava regularmente - antes de ensinar-lhes uma rotina de relaxamento com duração de 10 a 20 minutos.

As práticas incluíam recitar palavras, fazer exercícios de respiração e tentativas de interromper o fluxo automático de pensamentos.

Depois de oito semanas de meditação diária, o perfil genético dos voluntários foi analisado novamente.

Os genes reforçados têm três principais efeitos benéficos: melhorar a eficiência das mitocôndrias, a usina de força das células, aumentar a produção de insulina, o que melhora o controle de açúcar no sangue, e evitar o esgotamento dos telômeros, as tampas dos cromossomos que ajudam a manter estável o DNA e evitam que as células se desgastem - em duas palavras, retardam o envelhecimento.

Os genes que se tornaram menos ativos foram aqueles governados por um gene mestre chamado NF-kappaB, que desencadeia uma inflamação crônica que leva a doenças como a hipertensão arterial, doenças cardíacas, doença inflamatória intestinal e alguns cânceres.

Resultados em minutos
Os cientistas queriam testar a meditação ao extremo, e então decidiram analisar os genes antes e depois de uma única sessão de meditação.

Os resultados foram conclusivos: as alterações genéticas benéficas induzidas pela meditação ocorreram em poucos minutos.

"Parece fazer sentido que você veja essas respostas depois de apenas 15 a 20 minutos, assim como, inversamente, curtos períodos de estresse elevam os hormônios do estresse e geram outros efeitos fisiológicos que são prejudiciais a longo prazo," comentou Julie Brefczynski-Lewis, da Universidade Oeste da Virgínia em Morgantown, que estuda os efeitos fisiológicos das técnicas de meditação.

New Scientist 

BATONS E BRILHOS LABIAIS TEM NÍVEIS ELEVADOS DE METAIS PESADOS

Uma nova análise do conteúdo de batons e brilhos labiais (gloss) revelou níveis alarmantes de metais pesados e elementos cancerígenos.

Pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Berkeley (EUA) analisaram 32 marcas de batom e brilho labial comumente encontrados em farmácias e lojas de departamentos.

Eles detectaram chumbo, cádmio, cromo, alumínio e outros cinco metais, alguns dos quais em níveis preocupantes.

Quantidade é o que importa
Estudos anteriores já haviam relatado a presença de metais pesados em produtos cosméticos, mas os pesquisadores agora estimaram o risco de contaminação analisando a concentração dos metais detectados e a eventual ingestão diária desses elementos pelos consumidores, e compararam estes dados com a ingestão máxima recomendada.

"Apenas encontrar esses metais não é a questão, é o nível que importa," disse Katharine Hammond, principal autora do estudo. "Alguns dos metais tóxicos estão presentes em níveis que podem ter um efeito a longo prazo."

Batons e brilhos labiais estão entre os cosméticos com maior nível de preocupação porque, quando não estão deixando marcas nas roupas ou sendo repassados como marcas de beijo, eles são ingeridos ou absorvidos lentamente pela pessoa que os utiliza, afirmam os autores do estudo.

Metais pesados nos cosméticos
A utilização média desses cosméticos foi definida como a ingestão diária de 24 miligramas de maquiagem labial por dia.
Mas mulheres que passam muito produto, reaplicando-o várias vezes por dia, podem cair na categoria de alto uso, com até 87 miligramas ingeridos por dia.

Mesmo usando doses diárias aceitáveis, o uso médio de alguns batons e brilhos labiais resulta em exposição excessiva ao cromo, uma substância cancerígena, relacionada sobretudo a tumores de estômago.

O uso elevado pode resultar em exposição excessiva ao alumínio, cádmio e manganês - a exposição a concentrações elevadas de manganês tem sido associada com toxicidade no sistema nervoso.

O chumbo foi detectado em 24 produtos, mas em uma concentração geralmente menor do que o nível de ingestão diária aceitável para um adulto. No entanto, os níveis de chumbo levantam preocupações em relação às crianças, que muitas vezes brincam com maquiagem - para crianças, nenhum nível de exposição ao chumbo é considerado seguro.

Os autores do estudo afirmam que, para a maioria das pessoas adultas, não há razão para jogar batons e brilhos labiais no lixo, mas a quantidade de metais encontrada sinaliza a necessidade de mais fiscalização pelos órgãos reguladores de saúde.


Diário da Saúde 

PRODUTOS DE BELEZA APRESENTAM RISCOS MESMO DENTRO DA VALIDADE

Há poucos dias, um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que batons e brilhos labiais oferecem risco de contaminação com metais pesados.

Agora foi a vez de pesquisadores brasileiros anunciarem o desenvolvimento de uma técnica que permite identificar, em segundos, todos os componentes químicos presentes ou não na formulação de produtos de beleza.

E os resultados para os produtos brasileiros não foram nada animadores.

A nova plataforma, batizada de Cosmetômica, oferece até 99% de acerto, o que pode garantir a fabricantes e consumidores a qualidade e a segurança de produtos.

A técnica foi desenvolvida por Mônica Siqueira Ferreira, Diogo Noin de Oliveira e Rodrigo Ramos Catharino, da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).

Problemas dentro do prazo de validade
Para testar a nova técnica, o grupo analisou as principais marcas de esmaltes, batons e lápis de olho à venda no Brasil - as marcas analisadas não foram reveladas.

Dentre as descobertas feitas pelos pesquisadores, algumas constatações preocupantes:
  • três das nove marcas de esmalte investigadas apresentaram em sua composição taxas elevadas de SUDAM III, uma substância considerada potencialmente cancerígena;
  • um dos produtos em uso apresentou mudanças significativas em algumas características sensoriais, como odor rançoso, antes mesmo do vencimento do prazo de validade;
  • um dos produtos analisados não tinha um dos componentes hidratantes descritos no rótulo.

O maior problema foi encontrado nos lápis para os olhos dentro da data de validade. Segundo os pesquisadores, todas as amostras mostram potencial para causar irritação ocular ou até mesmo criar um ambiente propício para infecção.

Os pesquisadores também analisaram intencionalmente uma amostra de lápis para os olhos com a data de validade vencida. O produto apresentou substâncias que, além de irritações e alergias, podem tornar o ambiente ocular propício para proliferação de microrganismos causadores de infecções na região.

No caso dos batons em uso, os componentes ficaram oxidados (perderam sua função) antes do prazo de validade descrito pelo fabricante.

"Nos batons, as modificações na composição química podem ocorrer devido ao contato com a saliva e outros compostos em torno da boca. No caso dos lápis de olho, constatamos que a oxidação ocorreu sozinha, mudando o pH da fórmula, o que é um risco para quem usa esse tipo de produto", explicou Diogo.

No caso dos esmaltes, o Sudam III foi escolhido devido ao seu potencial risco e por ser um corante comum para cosméticos. Os riscos para saúde estão associados à ingestão acidental do corante devido ao hábito de roer as unhas ou em atividades domésticas comuns, como cozinhar ou assar. O Sudam III está presente nos esmaltes azuis ou marrons, em sua maioria.

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de cosméticos do mundo, o que mostra a importância de garantir qualidade e a segurança aos seus produtos.

Segundo os pesquisadores, algumas indústrias de cosméticos já demonstraram interesse pela Cosmetônica, de forma a avaliar seus produtos antes que eles cheguem ao mercado.

Jornal da Unicamp 

BATOM E GLOSS EM EXCESSO PODEM TE MATAR

Pessoas que não usam batom ou gloss têm pelo menos um bom motivo para continuar não usando: estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) analisaram diversas amostras desses cosméticos e encontraram níveis perigosos de chumbo, cádmio, alumínio e outros metais que podem fazer mal à saúde.

“Apenas encontrar esses metais não é o problema; o que importam são os níveis”, explica a professora S. Katharine Hammond, líder da equipe. “Alguns dos metais tóxicos estão presentes em níveis que podem ter efeitos a longo prazo”.
Uma vez nos lábios, batom e gloss são pouco a pouco absorvidos através da pele ou ingeridos sem a pessoa se dar conta. Mesmo usados em quantidades considerados aceitáveis (24 mg/dia), esses cosméticos podem expor a pessoa a níveis perigosos de cromo (que pode causar câncer de estômago) e manganês (que pode atacar o sistema nervoso), entre outros.

Os pesquisadores detectaram chumbo em 24 das 32 marcas analisadas e, embora os níveis estejam abaixo do mínimo “seguro” para adultos, é recomendável deixar maquiagem longe de crianças, já que não há nível de exposição seguro para elas.

Não é o caso, de acordo com os autores, de jogar fora batons e embalagens de gloss, mas de manter cautela em relação a esses produtos e evitar o uso excessivo.[

ScienceDaily, Medical Xpress, Environmental Health Perspectives

MÚSICA ALTERA O SISTEMA NERVOSO DO CORPO HUMANO


Que sons misteriosos seriam tais acordes que provocam tanta alteração no sistema nervoso humano (quiçá animal)?Por que o estado emocional varia de acordo com a música que se ouve? Como seria mecanicamente operado este subjetivo processo catalisador, tanto para o lado bom, quanto para o negativo? 

Segundo estudiosos do assunto, a música é capaz de suscitar a reconstrução das vias neuronais perdidas e auxiliar na dilatação dos limites da mente humana. Talvez, por isso mesmo, a música seria o instrumento, ou o canal ideal para se conseguir uma mentalização, meditação ou introspecção? Os acordes, suaves, gerados pela boa música poderiam, assim, reverberar paz e quietude, permitindo a sintonia perfeita de mente e corpo.

Todos os que possuem um mínimo de sensibilidade ficam tocados quando ouvem uma melodia antiga, ou que foi ouvida em um determinado momento de sua vida, seja alegre ou triste. Vem à tona o mesmo panorama físico e emocional vivido na época. Então, será que através das propriedades da ressonância as ondas sonoras interferem no ritmo das ondas mentais, alterando-as?

Por outro lado, sabe-se que a música já serviu a propósitos diferentes. Exemplo: os povos primitivos a adotavam como estímulo à luta, momento em que a produção de adrenalina e endorfina aumentava, o que lhes imprimia um frenético ritmo cardíaco, acirrando os ânimos para o combate. Contrariamente, surgiu a musicoterapia que passou a ser uma alternativa  para o relaxamento e a obtenção do equilíbrio.

Em essência,  a música seria o conjunto de tons vibratórios que formam oitavas de diferentes entonações e, ao mesmo tempo, um fluxo de energia atuando sobre o sistema nervoso simpático e parassimpático.

Por sua vez, as glândulas (esses misteriosos e mágicos grânulos que se espalhan em nosso corpo e que já abordei neste website) se fortificam ou enfraquecem ao som de uma  música que lhe "transmite" uma gama de  sensações distintas, tais como, amor, raiva, alegria, tristeza, medo, e outros sentimentos tipicamente humanos.

A música, ah, esta misteriosa madame que se entranha pelos nossos ouvidos e penetra em nossa alma e, por isso mesmo, poderia ser considerada como uma forma de manifestação mística ou religiosa, fazendo o papel de um instrumento de medição cujo propósito seria compreender alguns fenômenos provenientes do mundo mental.

À medida que o senso de harmonia da pessoa vai se depurando em virtude das emanações sutis advindas da música, seu senso de imaginação, de criatividade e de percepção, sintonizam-na com o Universo, origem da chamada “música das esferas ou divina" para os místicos e filósofos.

Portanto, este poderia ser o canal para a formação moral e espiritual do ser humano. Um meio para transcender-se a outros domínios, ou a outras dimensões do éter. É isto que torna a música um dos mistérios que o Homem mais admira e venera.

Até os animais e os vegetais se curvam ao captá-la, porque eles devem detectar a sua essência cósmica. Assim, além de influenciar o ser vivo, o ambiente também muda de acordo com o estilo musical, ou seja, as vibrações se impregnam no local, mudando suas características.

Salmos e cânticos ajudaram a compor as passagens sagradas contidas na Bíblia e em outros Livros Sagrados. Serviram para acompanhar os rituais e para todas os cultos e celebrações da vida. Os gêneros musicais caracterizaram as várias gerações da história da humanidade marcando os seus diversos eventos.

Assim, a evolução social prossegue de acordo com o ritmo musical de cada época, paralelamente às mudanças da mentalidade. E os compositores prosseguem incessantemente na sua cósmica ação de mostrar ao mundo o doce sabor da música que acalenta e inspira. Subjetiva, ou não, o importante é satisfazer aos ouvidos humanos.

No que tange aos números (outro assunto posto à baila neste espaço cibernético) a composição musical não seria nada mais do que perfeitos e infinitos arranjos matemáticos que são escalas que contam com combinações que nunca acabam!

A música, enfim, atiça a imaginação e inspira surgindo a criação mental. Ela é, pois, a emoção no seu mais puro sentido!
 

marcorelho.br.tripod.com 

PITÁGORAS EDUQUEM

Ajuda teus semelhantes a levantar a carga, mas não a carregues 
A vida é como uma sala de espetáculos: entra-se, vê-se e sai-se
A primeira lei do homem deve ser o respeito por si mesmo 
Educai as crianças e não será preciso punir os homens 
Pensem o quiserem de ti; faz aquilo que te parece justo
Não é livre quem não obteve domínio sobre si
O que fala semeia; o que escuta recolhe
Todas as coisas são números 

Anima-te por teres de suportar as injustiças; 
a verdadeira desgraça consiste em cometê-las

Com ordem e com tempo encontra-se o segredo
de fazer tudo e tudo fazer bem

A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar,
é aproximar-se de Deus

A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo,
a Unidade é a Lei de Deus 

A sabedoria plena e completa pertence aos deuses,
mas os homens podem desejá-las ou amá-la tornando-se filósofos

Regis A. Souza enviou esta Mensagem