segunda-feira, 17 de junho de 2013

PARCERIA COM ISRAEL VAI BARATEAR MEDICAMENTOS BRASILEIROS

A "Missão Médica a Israel", promovida pela Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, teve resultados concretos: aproximou 29 profissionais da área de saúde brasileiros ao sistema de saúde israelense e intensificou a cooperação e a transferência de tecnologia entre os dois países. 

A "Missão" foi chefiada pelo ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, que afirmou: “Israel possui um dos serviços públicos mais eficientes do mundo no atendimento de emergências. Temos muito a aprender com Israel”. O mercado de medicamentos biológicos é uma das grandes apostas do governo brasileiro. 

A tecnologia desenvolvida em Israel ganha em competitividade pelo baixo custo dos processos produtivos, alto rendimento e risco zero de contaminação viral. A estimativa de economia para o Ministério da Saúde em cinco anos, a partir do começo da produção deste medicamento, é de R$ 64 milhões. 

Após visitar o "Centro de Simulação de Israel", do Hospital Tel Hashomer, conhecido mundialmente por treinar profissionais de saúde para situações realísticas de alto risco, como atentados terroristas e grandes acidentes, o ministro Padilha reforçou o interesse do Brasil em "importar" o conhecimento e a tecnologia de Israel no atendimento a situações de tragédias e catástrofes para treinar profissionais do Samu e dos serviços de urgência e emergências das cidades que vão sediar a Copa de 2014. 

A parceria vai envolver também os hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês.
Um dos fatores que mais surpreendeu a delegação médica foi constatar que as empresas de engenharia estão alinhadas com os hospitais na pesquisa e desenvolvimento de produtos. 

“Tudo o que acontece hoje na medicina israelense decorre de um avanço na área de engenharia, como os equipamentos para exames de ultrassom e ressonância magnética e inovações que conhecemos em Israel como a cápsula de vídeo que é engolida pelo paciente e permite ao médico observar o aparelho digestivo”, enfatizou o diretor da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, Paulo Feldmann. 

A comitiva do Brasil também percorreu as alas do Hospital Hadassah, em Jerusalém, reconhecido pela especialidade em tratamentos como o neurológico adulto e infantil. É um hospital público e um dos mais importantes de Israel, com cerca de 700 leitos e 31 salas de cirurgias. 

Em 2005, foi indicado ao "Prêmio Nobel da Paz", em reconhecimento à igualdade no tratamento a pacientes, independentemente de etnia e religião. Para o presidente da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, Jayme Blay, a Missão Médica foi um sucesso: 

“A Câmara reafirmou seu propósito, que é o de incrementar as relações comerciais e culturais entre Brasil e Israel, buscando a abertura de novas oportunidades e o acesso a novas tecnologias entre os dois países”. Claudio Lottenberg, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, acrescentou: “Fomentar troca de experiências na área da Saúde entre profissionais de ambos os países fortalece relações entre as instituições israelenses e brasileiras e ambos os lados ganham. Israel sempre perseguiu um modelo universalizante e seu diferencial tecnológico na área de urgências e emergências, bem como as bases de telemedicina podem ser uma referencia para nós brasileiros".

Jornal Alef

Nenhum comentário: