quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

BIOPSICOLOGIA O MISTÉRIO DA CONSCIÊNCIA

As emoções regem o espectáculo da sua vida pessoal, profissional e até mesmo da sua vida espiritual. As pesquisas têm mostrado que mais do que a qualidade dos bens e serviços, a maneira como o cliente se sente a respeito de um produto, é o que conta. A solidez do seu casamento, a sua competência como pai ou mãe na educação dos seus filhos, a sua capacidade em liderar os seus funcionários e até mesmo sua habilidade em manter-se saudável, tudo isso depende do seu controlo emocional.

As emoções não estão apenas na sua cabeça. A reconhecida neurologista americana Dra. Candace Pert explica que as emoções afetam cada célula no seu corpo, porque cada célula possui milhões de receptores para as substâncias químicas envolvidas na experiência emocional – hormonas e neurotransmissores, os quais a Dra. Pert chama de “as moléculas de emoção”. Quando está deprimido, seu fígado está triste, seus rins estão tristes, a sua pele está triste e todo o seu corpo está literalmente triste.

Como o endocrinologista Dr. Louis Berman explica, “As secreções endócrinas controlam a natureza humana, e quem as controlar, controla a si mesmo”. A nova ciência da Biopsicologia (baseada nas antigas técnicas orientais de auto-transformação, que fazem parte da mais actualizada abordagem de saúde chamada “medicina corpo/mente”) é um sistema de treino físico e mental para desenvolver o equilíbrio emocional através do controle das suas próprias “moléculas de emoção”. Quando não precisa depender de substâncias externas – álcool, cigarros ou drogas – para melhorar o seu humor pela transformação da sua bioquímica, torna-se mestre de si mesmo.

E, uma vez que suas emoções e os seus desgovernados padrões de pensamento estão sob controle, trabalhando a seu favor e não contra, começa a acelerar o seu progresso no sublime caminho espiritual do auto-conhecimento, mergulhando profundamente dentro de si mesmo, alcançando o centro de paz perfeita e de amor no âmago do seu coração.

Assim, a biopsicologia ajuda-o a modificar suas complexas respostas bioquímicas para aperfeiçoar seu desempenho, melhorar sua saúde, experimentar felicidade interior – e criar um futuro luminoso para si mesmo e para o mundo ao seu redor.

BIOPSICOLOGIA SEJA MESTRE DE SI MESMO

A Biopsicologia harmoniza seu corpo/mente e libera paz e alegria na sua vida. As emoções não estão apenas na cabeça. Não é novidade que, se não estamos bem emocionalmente, nada funciona. A renomada neurologista americana Candance Pert diz que “as emoções afetam cada célula do corpo, porque cada célula possui milhões de receptores para as substâncias químicas envolvidas na experiência emocional – hormônios e neurotransmissores”, os quais a Dra. Pet chama de “as moléculas de emoção”. Quando estamos deprimidos, o fígado, os rins e a pele estão tristes.

A ciência da Biopsicologia (baseada nas antigas técnicas orientais de autotransformação, que fazem parte da abordagem de saúde chamada “medicina corpo-mente”) é um sistema de treinamento físico e mental para desenvolver equilíbrio emocional por meio do controle das “moléculas da emoção”.

A Biopsicologia é uma metodologia que propõe o autocontrole das emoções e seus reflexos na saúde e na vida. Reúne um conjunto de técnicas que visam a harmonização psíquica, física e energética, gerando saúde integral. Quando a pessoa não precisa das chamadas “fugas”, que são as substâncias externas – álcool, cigarros ou drogas -, para melhorar o humor, ela se torna dona de si mesma e, desse modo, apresenta:

- Flexibilidade emocional permanecendo aberta  durante as crises.
- Força emocional exercendo força positiva sob pressão.
- Receptividade emocional mantendo-se conectada à sua volta.

Quando as emoções e os padrões de pensamento estão sob controle, trabalhando a seu favor e não contra, seu progresso se acelera no sublime caminho espiritual do autoconhecimento.

Susan Andrews, psicóloga, antropóloga e diretora do Instituto Visão Futuro, ensina Yoga baseada na Biopsicologia. Por meio da regular repetição das posturas com o controle da respiração que as acompanha, as glândulas são tonificadas e suas secreções hormonais equilibradas, levando a praticante à paz e à saúde física.

Segundo a Dra. Susan, “a pressão sutil dessas posturas nas glândulas femininas e nas supra-renais aperfeiçoa a secreção dos hormônios como o estrogênio, reduz os hormônios do estresse, como o cortisol, e promove o fluxo de sangue até os órgãos femininos, evitando muitos problemas menstruais”.

Alguns objetivos da Biopsicologia: Ensinar técnicas físico-mentais para corrigir desequilíbrios nos chakras (centros de energia situados nos corpos espirituais do homem) e glândulas endócrinas, harmonizando a mente e facilitando o processo de auto-realização; ajudar profissionais de saúde a diagnosticar problemas psicológicos através da análise do desequilíbrio dos subcentros dos chakras.

Uma pesquisa publicada no American Journal of Obstetrics demonstrou que só a respiração lenta e profunda já é capaz de proporcionar uma significativa redução dos fogachos da menopausa. Sendo assim, a combinação das posturas de Biopsicologia, que massageiam internamente as glândulas femininas e supra-renais, com a respiração lenta e profunda, reduzem os sintomas indesejáveis da menopausa.

http://www.visaofuturo.org.br/