quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

COMPUTADOR À NOITE PIORA A QUALIDADE DO SONO


Um estudo realizado na Unicamp comprovou que mais de 60% dos estudantes universitários dormem mal. E a causa principal é o uso do computador à noite - dependendo do horário, o índice de uso do computador no período noturno ultrapassa a marca de 70%.

O estudo, realizado pela psicóloga Gema Galgani Mesquita Duarte e orientado pelo professor Rubens Nelson do Amaral de Assis Reimão, foi publicado na revista Arquivos de Neuropsiquiatria.

O interesse em pesquisar a percepção do sono entre adultos jovens que ingressam na universidade surgiu a partir de um estudo anterior, no qual a pesquisadora investigou os padrões do sono relacionados à utilização do computador entre adolescentes que frequentavam o ensino médio.

Para dar continuidade ao estudo, Gema aplicou um questionário para mais de 1.400 estudantes universitários da Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais. E, ainda, sobre a utilização de computadores e da televisão durante as noites, cochilos durante os dias e se as preocupações afetivas e financeiras influenciavam.

Para avaliar a qualidade do sono foi utilizado o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP), composto por 19 itens autoavaliativos. São considerados bons dormidores aqueles que obtiveram uma pontuação menor que cinco e maus dormidores, maior que cinco.

Cientistas e pesquisadores acreditam que a boa qualidade do sono seja imprescindível para a manutenção de uma vida saudável. Segundo estudos internacionais utilizados pela pesquisadora para balizar o trabalho, o sono, além ser importante para restauração da energia física, participa das atividades mentais e emocionais. Dormir mal pode repercutir nas atividades do aprendizado dentro e fora do ambiente escolar.

Esses mesmos estudos demonstram que a falta de sono ou sua má qualidade estão relacionadas com a diminuição da motivação e da concentração, déficits de memória, sonolência diurna e alterações de humor. Por outro lado, o sono de boa qualidade é apontado como fator-chave para o desempenho acadêmico.

O bom sono depende de regularidade dos horários de se deitar e de se levantar, da preservação do tempo de sono, de acordo com a faixa etária e livre dos distúrbios. . A qualidade do sono depende, ainda, da necessidade diária, a qual varia de indivíduo para indivíduo e de acordo com a idade.

De acordo com a literatura médica mundial, há uma variabilidade individual da necessidade do sono. Normalmente, um adulto jovem na faixa etária entre 17 e 25 anos precisa de sete a oito horas e meia de sono por noite. Há pessoas,  que com apenas cinco horas se sentem satisfeitas e restauradas para as atividades diárias.

Entretanto, alerta a pesquisadora, é importante que o período de dormir seja à noite, pois a fisiologia do sono depende do relógio biológico que, por sua vez, está sincronizado com o dia e a noite, isto é, o claro e o escuro - determinados pela rotação da Terra. O hormônio do sono, a melatonina, é metabolizado durante a noite.

Relógio biológico não é a única rota para a influência da luz sobre a saúde
Substância que controla relógio biológico pode virar pílula contra jet lag
Cronobiologia explica como o corpo se ajusta ao horário de verão

Quando analisada a utilização da televisão e do computador, observa-se que estes se assemelham na intensidade da emissão da luz, mas o modo de uso é diferente.

Diante do aparelho de televisão o telespectador se coloca, na maioria das vezes, confortavelmente sentado ou deitado, controlando os canais pelo controle remoto a uma distância de aproximadamente 3 metros da tela.

Diante do monitor do computador, o internauta fica a uma distância de 50 a 60 centímetros da tela e sua interação é muito mais ativa, tanto física como mentalmente.

No caso do computador, a luz emitida pelo aparelho fica muito próxima da retina. As células da retina, ao receberem estímulo luminoso, enviam uma mensagem elétrica que alcança o hipotálamo; este, além de comandar as glândulas do organismo, possui um pequeno núcleo onde se localiza o relógio biológico, essencial à manutenção dos ritmos e dos ciclos sono-vigília.

A intensidade, a variação e o horário das luzes emitidas pelos aparelhos incidindo sobre a retina desregulam no organismo a liberação normal de melatonina, o hormônio responsável pelo sono e, consequentemente, alteram sua qualidade.

"Quando você fica na frente do computador exposto à luz do monitor até a meia-noite, há atraso no ciclo vigília-sono. As pessoas vão demorar para dormir, e a metabolização do hormônio do sono será mais lenta. Quando essa exposição acontece depois da meia-noite, há um adiantamento dessa fase e as pessoas vão ficar mais sonolentas. O ideal, para que uma pessoa durma bem e tenha qualidade do sono, é que ela durma à noite e evite a claridade", explicou Gema.

Questão apontada pelo estudo foi que 83,4% das mulheres pesquisadas têm mais chance de dormir mal quando utilizam o computador entre o horário das 19 às 24 horas.. Com relação aos homens, o índice é de  47,7%, de acordo com a pesquisa.

Esta é outra questão apontada pela pesquisadora - a relação sono e obesidade. Segundo Gema, estudos internacionais demonstram que a diminuição do tempo do sono está relacionada com o aumento do sobrepeso da população, com o aumento da diabetes II, com problemas gastrointestinais, entre outros.

Isto acontece, segundo esses estudos, porque ao dormir o organismo produz um outro tipo de hormônio, chamado de peptina, que regula a sensação de fome. O sono equilibra todas as reações bioquímicas do organismo, mantendo o bom funcionamento das células do corpo, dos órgãos e sistemas endócrinos. A falta de uma boa qualidade do sono parece ter um impacto nos condutores fisiológicos do balanço energético, nomeadamente no apetite e no gasto energético.

"Dormir bem é fundamental à saúde. O computador é um excelente meio de comunicação, mas temos que investigar o que ele está causando na humanidade. Tudo isto eu comento na pesquisa", disse.

Na opinião de Gema, mais do que levantar hipóteses, a pesquisa mostra que está diminuindo o tempo de sono dos jovens e isto pode acarretar sérios problemas de saúde. "Você pode passar 12 horas na cama, mas se o sono for interrompido e não tiver qualidade, não será reparador e além do mais não se repõem as horas de sono perdidas", disse.

Para o futuro, a pesquisadora faz um prognóstico, definido por uma palavra: isolamento. As pessoas vão se comunicar dentro de casa pelo computador, cada uma em seu quarto. Será uma nova forma de comportamento. "Há uma pesquisa em andamento que estou orientando que avalia quão real é a emoção do internauta pela tela do computador.

http://www.diariodasaude.com/

DISPOSITIVO ANTISSONO

A empresa dinamarquesa ASP Technology ApS criou o Piloto Antissono [Anti Sleep Pilot, ASP], um dispositivo que evita que o motorista durma enquanto está no volante. Depois de escapar por pouco de um acidente motivado pelo sono na direção, o empresário Troels Palshof dedicou mais de três anos para desenvolver o ASP. Ele contou com contribuição de mais de 125 pessoas, de vários países e especialidades diferentes.

O produto já está disponível na Dinamarca e em breve será lançado nos Estado Unidos - onde é comum os condutores dirigirem seus carros por longos períodos. Em relação a produtos similares no mercado, o aparelho tem funcionamento mais eficaz e pró-ativo no monitoramento da fadiga do motorista. Em vez de apenas detectar o movimento de sacudir a cabeça, que indica sonolência, o ASP é posicionado no painel do carro e registra periodicamente os movimentos do condutor, procurando gestos que indiquem cansaço.

O dispositivo também realiza alguns testes aleatórios, como solicitar toques no aparelho. O tempo de reação determina os níveis de sonolência do motorista. Os resultados são trasmitidos por luzes coloridas: verde revela boas condições para direção e vermelho indica que o condutor corre o risco de adormecer ao
volante. Na Dinamarca, pelo site da ASP, o Piloto Anti-Sono custa cerca de US$ 270 (R$ 472).
PEGN

DORMIR E DESPERTAR CEDO

Das 21 – 23:00 horas   É o horário em que o corpo realiza actividades de eliminação, químicos desnecessários e tóxicos (desintoxicação) mediante o sistema linfático do nosso corpo. Neste horário do dia devemos estar num estado de relaxamento, escutando música, por exemplo.

Das 23 - 01:00am horas   O corpo realiza o processo de desintoxicação do
fígado, e idealmente deve ser processado num estado de sono profundo.

01:00 – 03:00 horas   Durante as primeiras horas da manhã: processo de desintoxicação da vesícula biliar, idealmente deve suceder
também num estado de sono profundo.

De madrugada 03:00 – 05:00 horas   Desintoxicação dos pulmões. É por isso que por vezes neste horário se produzem fortes acessos de tosse.Quando o processo de desintoxicação atinge o tracto respiratório é melhor não tomar medicamentos para a tosse já que interferem no processo de eliminação de toxinas.

Manhã 05:00 – 07:00 horas   Desintoxicação do cólon.  É o horário de ir à casa-
de-banho para esvaziar o intestino.

Durante a Manhã de 07:00 – 09:00 horas   Absorção de nutrientes no intestino delgado. É o horário perfeito para tomar o pequeno-almoço.  Se estiver doente
o pequeno-almoço deve ser tomado mais cedo: antes das 6:30 am.

O pequeno-almoço antes das 7:30am horas   Benéfico para aqueles que querem manter-se em forma. Os que não têm por hábito tomar o pequeno-almoço, devem tentar mudar o hábito, sendo menos prejudicial realizá-lo entre as 9:00 e as 10:00 em vez de ficar a manhã completa sem comer.

Dormir tarde e despertar tarde interromperá o processo de desintoxicação de químicos desnecessários ao teu organismo. Além disso deves ter em conta que das 00:00 às 4:00 am é o horário em que a medula óssea está produzindo sangue. Então, procura dormir bem e não te deites tarde.

www.omelhordanatureza.com.br/.../

SONO AJUDA O CÉREBRO SELECIONAR MEMÓRIAS

O sono tem um papel importante na hora do cérebro selecionar o que a memória armazena e o que é esquecido, sugere um estudo realizado nos Estados Unidos.

Segundo a pesquisa da Universidade de Harvard e do Boston College, um período de sono ajuda o cérebro na hora de preservar as lembranças mais emocionais e “eliminar” aquelas mais neutras e menos significativas. “Para preservar o que considera mais importante, o cérebro faz uma troca, fortalecendo o foco da emoção e diminuindo o seu cenário neutro”, diz Jessica Payne, principal autora do estudo.
A pesquisa foi publicada na revista científica Psychological Science.

“Dormir é um processo inteligente e sofisticado. É possível dizer que dormir é como trabalhar à noite para decidir que memórias devemos armazenar e quais devemos esquecer”, disse Payne.

Segundo ela, o cérebro consegue “desatar” os componentes emocionais da memória durante o sono e esse “desligamento” permite ao cérebro fazer uma operação seletiva e armazenar apenas as informações que considera mais salientes e que devem ser lembradas.

BBC Brasil.

COMO FUNCIONA O SONO

Dormir é uma das coisas mais complexas que o ser humano faz.  Durante o sono, a pessoa se move na cama; isso acontece uma ou duas vezes por hora; essa pode ser uma maneira de o corpo não prender a circulação de algum membro ou tecido por um período muito longo.

Se você conectar um aparelho de eletroencefalografia na cabeça de uma pessoa, pode gravar a atividade de suas ondas cerebrais. Uma pessoa acordada e relaxada gera ondas alfa, que são oscilações consistentes de cerca de 10 ciclos por segundo. Uma pessoa alerta gera ondas beta, que são duas vezes mais rápidas.

Durante o sono, dois padrões mais lentos, chamados ondas teta e ondas delta, também acontecem. As oscilações das ondas teta vão de 3,5 a 7 ciclos por segundo e as ondas delta oscilam a menos de 3,5 ciclos por segundo. Quando uma pessoa adormece e entra em sono profundo, os padrões das ondas cerebrais ficam mais lentos. Quanto mais lentos os padrões das ondas, mais profundo é o sono. É mais difícil acordar uma pessoa que está na fase delta.

Durante a noite, algo inesperado acontece: o sono REM [movimento rápido dos olhos]. A maioria das pessoas tem de três a cinco períodos de sono REM por noite. Nessa fase do sono, as ondas cerebrais ficam tão rápidas quanto as ondas dos níveis de consciência. Se você observar uma pessoa em sono REM, você vai ver seus olhos se movendo de um lado para outro rapidamente. Durante o sono REM, os braços, pernas e músculos faciais de algumas pessoas se contraem. Os outros períodos do sono são conhecidos como NREM [não-REM].

Durante o sono REM acontecem os sonhos. Se você acordar uma pessoa durante o sono REM, ela pode se lembrar claramente dos sonhos. Se você acordar uma pessoa durante o sono NREM, ela provavelmente não estará sonhando.

Você precisa passar pelos sonos REM e NREM para ter uma boa noite de sono. Uma pessoa normal passa cerca de 25% da noite em sono REM e o resto em NREM. Uma sessão REM - um sonho - dura de cinco a trinta minutos.

Remédios podem atrapalhar uma boa noite de sono. Muitos deles, inclusive os remédios para dormir, mudam a qualidade do sono e da fase REM.

Uma maneira de entender por que dormimos é ver o que acontece quando não dormimos o suficiente.  Como você sabe, perder uma noite de sono não é o fim do mundo. No dia seguinte, a pessoa pode ficar irritada, pode ficar facilmente
cansada ou hiperativa, em razão da adrenalina.

Se a pessoa perder duas noites de sono, as coisas ficam piores. A concentração fica mais difícil e a pessoa se torna consideravelmente desatenta. Os erros passam a ser mais comuns.

Depois de três dias, a pessoa começa a ter alucinações e é impossível pensar de forma clara. Se a pessoa não dormir, ela começa a perder o senso da realidade. Ratos forçados a não dormir acabam morrendo, provando que o sono é essencial. Uma pessoa que não dorme o suficiente pode experimentar muitos desses problemas com o passar do tempo.

Duas outras coisas acontecem durante o sono. O hormônio de crescimento nas crianças é secretado durante o sono, assim como algumas substâncias fundamentais para o sistema imunológico. Você pode se tornar mais propenso a doenças se não dormir o suficiente, e as crianças podem ter seu desenvolvimento comprometido.

o sono dá ao corpo a chance de recuperar os músculos e outros tecidos, substituindo células mortas ou velhas;

o sono serve para que o cérebro organize e arquive as memórias. Acredita-se que os sonhos são uma parte desse processo;

o sono diminui o consumo de energia do corpo; assim, precisamos de três refeições por dia, em vez de quatro ou cinco. E já que não podemos fazer nada no escuro, nos "desligamos" e economizamos energia;

de acordo com o ScienceNewsOnline: gatos que não dormem apresentam um elevado nível de adenosina [em inglês], o sono pode ser uma maneira de recarregar o cérebro, logo a presença de adenosina é um sinal de que o cérebro precisa descansar. "Como a secreção de adenosina reflete a atividade celular do cérebro, altas concentrações dessa substância podem ser um aviso de que o corpo gastou muita energia e precisa descansar". Os níveis de adenosina no cérebro aumentam quando se está acordado e diminuem durante o sono.

O que sabemos é que, depois de uma boa noite de sono, a sensação de bem-estar é maior pela manhã. Tanto o cérebro quanto o corpo estão descansados e prontos para um novo dia.

O cérebro cria os sonhos por meio de uma atividade elétrica aleatória. Aleatória é a palavra-chave aqui. A cada período de 90 min, o tronco cerebral envia impulsos elétricos para o cérebro, de forma desordenada. A parte analítica do cérebro, o prosencéfalo, tenta desesperadamente achar algum sentido nesses sinais. É como olhar para um teste de Rorschach, uma mancha aleatória de tinta em um papel. A única maneira de compreender o sonho é interpretá-lo metaforicamente, simbolicamente, já que não existe mensagem literal.

A maioria dos adultos precisa de sete a nove horas de sono por noite. Isso é uma média. A quantidade de horas de sono varia de acordo com a pessoa. Você, por exemplo, deve saber de quanto tempo de sono precisa para se sentir bem.

A quantidade de sono necessária diminui com a idade. Um bebê recém-nascido chega a dormir 20 horas por dia. Aos quatro anos, a média é de 12 horas por dia. Aos 10, a média cai para 10 horas por dia. As pessoas mais velhas dormem cerca de seis ou sete horas por dia.

Para melhorar seu sono:
Pratique exercícios regularmente.
Evite consumir álcool antes de dormir.
Evite outros estimulantes, como cigarros.
Eles ajudam a cansar e a relaxar o corpo.
Não consuma cafeína depois das quatro horas da tarde.
O álcool quebra os padrões normais do cérebro durante o sono.
Tente dormir e acordar no mesmo horário, mesmo nos finais de semana.

espiritualismo.hostmach.com.br