quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

DISPOSITIVO ANTISSONO

A empresa dinamarquesa ASP Technology ApS criou o Piloto Antissono [Anti Sleep Pilot, ASP], um dispositivo que evita que o motorista durma enquanto está no volante. Depois de escapar por pouco de um acidente motivado pelo sono na direção, o empresário Troels Palshof dedicou mais de três anos para desenvolver o ASP. Ele contou com contribuição de mais de 125 pessoas, de vários países e especialidades diferentes.

O produto já está disponível na Dinamarca e em breve será lançado nos Estado Unidos - onde é comum os condutores dirigirem seus carros por longos períodos. Em relação a produtos similares no mercado, o aparelho tem funcionamento mais eficaz e pró-ativo no monitoramento da fadiga do motorista. Em vez de apenas detectar o movimento de sacudir a cabeça, que indica sonolência, o ASP é posicionado no painel do carro e registra periodicamente os movimentos do condutor, procurando gestos que indiquem cansaço.

O dispositivo também realiza alguns testes aleatórios, como solicitar toques no aparelho. O tempo de reação determina os níveis de sonolência do motorista. Os resultados são trasmitidos por luzes coloridas: verde revela boas condições para direção e vermelho indica que o condutor corre o risco de adormecer ao
volante. Na Dinamarca, pelo site da ASP, o Piloto Anti-Sono custa cerca de US$ 270 (R$ 472).
PEGN

Nenhum comentário: