quarta-feira, 20 de abril de 2011

iPAD CONTROLADO PELO PENSAMENTO


Tela sensível ao toque? Isso era novidade há dois anos. Reconhecimento de gestos? Inovação em 2010. Mas todos sabem que o futuro está nas interfaces controlados apenas pela força do pensamento.

Pelo menos é isso o que afirma a empresa canadense InteraXon, novas aplicações de sua tecnologia de interação controlada pela mente. Em 2010, durante as Olimpíadas de Inverno de Vancouver, no Canadá a empresa já havia demonstrado um sistema que permitia que as pessoas usassem o pensamento para controlar a iluminação de atrações turísticas da cidade.

Um dos protótipos da InteraXon exibidos durante a CES 2011 é uma versão modificada do Zenbound, um jogo de iPad em que os jogadores enrolam uma corda ao redor de bonecos de madeira inclinando e movendo o gadget. No protótipo da InteraXon, no entanto, os usuários colocam um fone de ouvido equipado com sensores nas orelhas formando um circuito que captura sinais elétricos que ocorrem no cérebro. Os sinais são transmitidos para o iPad por meio de um dispositivo Bluetooth.

Para controlar a velocidade que a corda gira, os sensores capturam as ondas cerebrais Alpha, que aumentam conforme o jogador relaxa, e as ondas cerebrais Beta, que crescem quando o jogador está concentrado e focado em alguma coisa específica. Se o jogador não estiver concentrado ou relaxado, o game não funciona.


A outra demonstração que a empresa fará na CES consiste em um laptop com tela 3D que exibe uma cena de uma aldeia em uma montanha nevada. Com o uso de óculos 3D e o fone de ouvido equipado com sensores, o usuário pode controlar a fumaça que sai das chaminés, os pássaros voando no céu ou a neve caindo.

As duas aplicações da InteraXon são relativamente simples, mas a diretora da empresa, Ariel Garten, afirma que grandes avanços no futuro poderão ser vistos. "Muitas vezes me perguntam se estamos criando essa tecnologia para as pessoas que são deficientes e a resposta é não, nós estamos criando para todos", diz ela.


New Scientist