domingo, 6 de junho de 2010

BUDISTAS NA AMÉRICA ANTES DE COLOMBO


Monges budistas vindos da China e do sudeste asiático podem ter descoberto e colonizado a América séculos antes de Colombo.

Esta curiosa tese, defendida por alguns americanistas europeus, pode ser encontrada no livro "Fundamentos Geográficos da História", do austríaco Hugo Hassinger. Na obra, está a seguinte passagem: "Há notícias de que no início do primeiro milênio de nossa era produziu-se uma emigração de monges budistas e houve travessias que, partindo da região de LiaoTung, na China setentrional, dirigiram-se, pelo Japão até o norte e depois a leste, ao país de Tahan-Kamchatka - uma terra setentrional onde os dias são curtos e cujos habitantes vivem em canoas de pele. Daí, continuaram rumo ao sul em direção à terra de Fu-Sang".

"O chefe da expedição, Hgui-Shan, informou ao historiógrafo imperial, na época de seu regresso, sobre esta exploração que durara vários anos. A verdade é que os sinólogos não conseguiram interpretar em todos os seus detalhes a aventureira crônica da viagem e identificar com segurança os países de Tahan e Fu-Sang. Mas a expedição deixou eco nas lendas dos indígenas mexicanos, tal como diziam na época da conquista: homens de pele clara, vestidos com amplas túnicas, haviam vindo do Ocidente e trazido uma religião que também conhecia as oferendas de flores".

"É digno de nota o fato de a figura do antigo deus mexicano Quetzalcotl ser algo parecida com a de Buda. Apesar de. inúmeras partes que permanecem obscuras na citada crônica da viagem, pode-se acreditar que esta hipótese não seja inverossímil, pois os monges budistas, com sua tenacidade e sobriedade, conseguiram feitos surpreendentes no decorrer de suas viagens pela Ásia central".

Hugo Hassinger afirma ainda que viajantes orientais, como indianos, chineses e cambojanos, freqüentaram a América desde o segundo milénio antes de Cristo até os séculos XI e XII de nossa era.

As culturas précolombianas conteriam muitos traços de origem asiática, inclusive influências de religiões orientais como o hinduísmo e o budismo. Tais influências seriam visíveis principalmente na arte: "O estilo da arte do México e de Honduras concorda com o chinês na época compreendida entre os anos 200 e 500 de nossa era, quando os americanos empregaram o dragão alado como adorno".

"A flor-de-lótus indiana, planta desconhecida em nosso continente, aparece como elemento decorativo em largos frisos feitos pelos maias, numa disposição ornamental que corresponde exatamente às existentes na Índia e no Ceilão. No México e no Yucatan existem imitações de esculturas que representam trombas de elefantes levantadas ou abaixadas, sendo conveniente lembrar que este animal, símbolo de um deus indiano da sabedoria, era nesta época estranho aos americanos".  Site Imagick