sexta-feira, 2 de abril de 2010

LIDERANÇA ESPIRITUAL



Através da observação de líderes históricos e contemporâneos, vim a crer que as respostas a essas perguntas residem nas definições das palavras "espiritual" e "liderança".

Espiritual é bastante distinto de religioso. Espiritual reconhece que há algo de sagrado em relação à própria vida. Reconhece que, qualquer que seja sua fonte, este elemento sagrado está em nós mesmos e em cada ser vivo.

Compreende intuitivamente que, indevidamente de diferenças extremas, compartilhamos comunidade. Dessa comunidade sagrada brotam valores essenciais de decência humana.E, se honrarmos esses valores, eles informam nossas decisões e relacionamentos.

Liderança sempre implica visão, uma capacidade para discernir uma direção que outros no grupo poderão, ou não, já ter vislumbrado, mas que podem ser levados a explorar. Há sempre uma certa ousadia, uma disposição de abrir novos horizontes, de abrir mão do antigo, de aguçar, de forma construtiva, o contraste entre as escolhas com que o grupo se depara. Há também fidelidade, tanto à visão quanto ao grupo. Quando visão e energia são informadas por valores sagrados, a liderança espiritual poderá emergir.

Liderança espiritual é geralmente calada quanto à sua própria natureza. O líder espiritual raramente fala diretamente na fonte e natureza de sua espiritualidade. A consciência espiritual molda o quadro de referência interno do líder. Não se oculta, mas também não se alardeiam. É, entretanto, continuamente renovada.

Liderança espiritual é norteada por princípios. O líder está disposto a pagar um preço por agir com base em princípios quando isto se choca contra benefícios políticos ou econômicos. Sua estrutura de valores claramente coloca fazer a coisa certa acima de ganhos pessoais ou corporativos.

Esses líderes se apoiam profundamente em suas orientações espirituais para terem a coragem de enfrentar a pressão por eles sofrida para que desafiem seus princípios. Obtêm força de suas ligações espirituais para desafiarem o status quo. Se testemunharmos esses atos, os veremos como atos de pessoas honradas e freqüentemente não percebemos a sustentação espiritual daquela honradez.

Líderes espirituais agem com decência. Estabelecem um padrão de como as pessoas serão tratadas. Isto não significa ser mole, ignorar a linha de resultados ou aceitar um desempenho ruim. Significa obter o máximo desempenho de uma equipe através da inspiração, não de medo e, ao tomar decisões que tenham efeitos adversos sobre outros, implementá-las com a compaixão e respeito.

Temos grande necessidade de líderes que sejam modelos e insistam em decência. A liderança espiritual jamais denigre os seres humanos a que serve. Ela requer que periodicamente demos um passo atrás e nos perguntemos como nossas atividades beneficiam aqueles cujas vidas tocamos. Como estamos utilizando o poder que adquirimos para fazer o bem?

Quer a liderança venha do alto quer de baixo, reconhecemos líderes espirituais não através de invocações, grupos de estudo ou proclamações, e sim pelos seus atos. Reconhecemo-los pelo seu tratamento corajoso e respeitoso do espírito encarnado na forma de seus colegas e staff, clientes, vizinhos e comunidades.
www.ipepe.com.br/