quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

BIOPSICOLOGIA SEJA MESTRE DE SI MESMO

A Biopsicologia harmoniza seu corpo/mente e libera paz e alegria na sua vida. As emoções não estão apenas na cabeça. Não é novidade que, se não estamos bem emocionalmente, nada funciona. A renomada neurologista americana Candance Pert diz que “as emoções afetam cada célula do corpo, porque cada célula possui milhões de receptores para as substâncias químicas envolvidas na experiência emocional – hormônios e neurotransmissores”, os quais a Dra. Pet chama de “as moléculas de emoção”. Quando estamos deprimidos, o fígado, os rins e a pele estão tristes.

A ciência da Biopsicologia (baseada nas antigas técnicas orientais de autotransformação, que fazem parte da abordagem de saúde chamada “medicina corpo-mente”) é um sistema de treinamento físico e mental para desenvolver equilíbrio emocional por meio do controle das “moléculas da emoção”.

A Biopsicologia é uma metodologia que propõe o autocontrole das emoções e seus reflexos na saúde e na vida. Reúne um conjunto de técnicas que visam a harmonização psíquica, física e energética, gerando saúde integral. Quando a pessoa não precisa das chamadas “fugas”, que são as substâncias externas – álcool, cigarros ou drogas -, para melhorar o humor, ela se torna dona de si mesma e, desse modo, apresenta:

- Flexibilidade emocional permanecendo aberta  durante as crises.
- Força emocional exercendo força positiva sob pressão.
- Receptividade emocional mantendo-se conectada à sua volta.

Quando as emoções e os padrões de pensamento estão sob controle, trabalhando a seu favor e não contra, seu progresso se acelera no sublime caminho espiritual do autoconhecimento.

Susan Andrews, psicóloga, antropóloga e diretora do Instituto Visão Futuro, ensina Yoga baseada na Biopsicologia. Por meio da regular repetição das posturas com o controle da respiração que as acompanha, as glândulas são tonificadas e suas secreções hormonais equilibradas, levando a praticante à paz e à saúde física.

Segundo a Dra. Susan, “a pressão sutil dessas posturas nas glândulas femininas e nas supra-renais aperfeiçoa a secreção dos hormônios como o estrogênio, reduz os hormônios do estresse, como o cortisol, e promove o fluxo de sangue até os órgãos femininos, evitando muitos problemas menstruais”.

Alguns objetivos da Biopsicologia: Ensinar técnicas físico-mentais para corrigir desequilíbrios nos chakras (centros de energia situados nos corpos espirituais do homem) e glândulas endócrinas, harmonizando a mente e facilitando o processo de auto-realização; ajudar profissionais de saúde a diagnosticar problemas psicológicos através da análise do desequilíbrio dos subcentros dos chakras.

Uma pesquisa publicada no American Journal of Obstetrics demonstrou que só a respiração lenta e profunda já é capaz de proporcionar uma significativa redução dos fogachos da menopausa. Sendo assim, a combinação das posturas de Biopsicologia, que massageiam internamente as glândulas femininas e supra-renais, com a respiração lenta e profunda, reduzem os sintomas indesejáveis da menopausa.

http://www.visaofuturo.org.br/

Nenhum comentário: