segunda-feira, 17 de junho de 2013

FERRAMENTA RASTREIA QUEM FALA MAL DO TRABALHO


Site rastreia palavras em inglês e português em comentários onde os usuários fazem críticas ao seu trabalho Reprodução da internet

A nova ferramenta on-line que promete rastrear todas as pessoas que falam mal de seus empregos ou de seus chefes no Twitter também já pode ser acessada em português. Num primeiro momento, o Fire Me! (Demita-me!, em tradução livre) monitorava apenas os comentários em inglês.

O site, a principio, era só em inglês, mas devido ao alarde feito após a divulgação da ferramenta pela mídia brasileira nos últimos dias, resolvemos correr e colocá-lo também em português — explica o brasileiro Ricardo Kawase, desenvolvedor da ideia do FireMe!, em parceria com uma equipe da PUC-Rio e do centro de pesquisas L3S, da Universidade de Hannover. — Já estão sendo cobradas versões em espanhol e alemão, já que o projeto vem sendo desenvolvido em um centro de pesquisas da Alemanha — completa Kawase.

Ao entrar no Fire Me!, são vistos todos os tweets rastreados. Eles são apresentados em quatro categorias, de acordo com os termos utilizados: “Maus empregados”, “Chefes horríveis”, “O chefe que se...” e “Assassinos em potencial”. O site oferece ainda um ranking com os usuários do Twitter que mais reclamam de seus empregos, uma ferramenta para verificação de contas e uma lista de possíveis desempregados.

A página ressalta: “Todos os tweets disponíveis neste site estão publicamente disponíveis no Twitter. Logo, ao invés de nos culpar, tome mais cuidado ao postar suas mensagens! Se você se conscientizou das sua ações no Twitter, então provavelmente você apagou suas mensagens com conteúdo imprudentes. Caso você esteja chateado com a sua presença neste website, nos contacte para que efetuemos 

a remoção de sua conta no FireMe!”.
Como, por enquanto, o site está disponível apenas em inglês e em português, os usuários do Twitter em outros idiomas estão temporariamente excluídos desta nova espécie de radar.

oglobo.globo.com 28/03/13

Nenhum comentário: