terça-feira, 3 de agosto de 2010

SEJA PROATIVO

Ser proativo se tornou uma virtude que faz com que os profissionais sejam disputados no mercado de trabalho. Mas o que é ser proativo? Muitas pessoas acham que ser proativo é ter iniciativa, ou mesmo a capacidade de resolver rapidamente os problemas. Mas somente ter iniciativa não basta, a proatividade se refere à antecipação de soluções, por isso o prefixo "pró", e para isso é preciso planejamento.

Desta forma, podemos definir que a pessoa proativa é aquela que se antecipa aos problemas, somando iniciativa e planejamento, consegue prever soluções e ações necessárias. O planejamento pode não prever o futuro, mas aumenta as chances de sucesso.

Outra característica importante do profissional proativo é o questionamento positivo, que serve de base para as mudanças. O questionamento positivo leva a criatividade, que por sua vez leva a inovação. Ou seja, o profissional proativo não se contenta com as soluções prontas, busca alternativas, é persistente e consegue visualizar novas formas de trabalho que trarão melhores resultados.

Desenvolver a atitude da proatividade requer do profissional boa comunicação, envolvimento, conquista de confiança da equipe, saber planejar e estabelecer expectativas de desempenho, buscar novas responsabilidades, buscar conhecimento continuamente.

Nos tornamos proativos somente quando estas características se tornam um hábito no nosso dia-a-dia de trabalho, assim nossos comportamentos são reconhecidos como de um profissional proativo. Esses comportamentos se referem ao estar sempre pronto para colaborar com a equipe, conseguir visualizar possíveis problemas e de que maneiras poderão ser resolvidos.

O profissional proativo, por seu comportamento, desenvolve bons relacionamentos interpessoais, demonstra comprometimento, e se torna referência em sua equipe de trabalho. É aquele vendedor que sempre encontra alternativas para o cliente, é aquele colega que faz além de suas atribuições e por sua eficiência consegue ajudar outros colegas a encontrarem soluções.

Também reconhecemos a proatividade naquela pessoa que faz as coisas acontecerem, coloca a mão na massa junto com a equipe e com isso acompanha de perto o resultado do seu planejamento. Pois planejar requer aplicação, que consiste acima de tudo em ação e prática.

Por isso vamos refletir sobre o quanto estamos sendo proativos no nosso trabalho. Buscamos trabalhar com criatividade? Qual é o seu planejamento para o dia de hoje? Para esta semana? Para o mês? Para o ano? Essas metas estão de acordo com a missão de sua empresa? E a visão? Onde sua empresa quer chegar? Como chegar até lá? O quanto suas ações estão influenciando no resultado de sua empresa? De que forma uma mudança de atitude traria melhores resultados? Pense nisso!

Nenhum comentário: