segunda-feira, 31 de maio de 2010

O CEREBRO OPERA ALÉM DA CONSCIÊNCIA QUE EXPERIMENTA NO ATUAL NÍVEL EVOLUTIVO

 
Primeiro é necessário entender que a mente não lê, palavras conhecidas, soletrando um texto, que passa uma mensagem inteligível, é uma sinfonia verbal; conhecendo o tom é fácil dar seqüência

fator implícito
sinfonia verbal

não passas pelas linhas do organismo conhecedor
a consciência

Na constituição estrutural do ser [humano, animal ou vegetal] há uma propriedade que nós rotulamos, na nossa obra, de inércia do comportamento. Essa propriedade tem a função de condicionar, biomecanicamente, toda e qualquer atividade que se repete, liberando o organismo gestor [a mente] para as atividades pouco comuns ou de maior complexidade. É uma faculdade das células, uma espécie de micro sistema mental, que faz a ‘máquina’ funcionar sem as complexidades do sistema gestor ou mente.

Você nota que no texto 1, o fluxo ocorre com naturalidade, não há o que interpretar, porque é um texto fácil com palavras banais . As partículas, corretamente posicionadas, dão o tom da harmonia. No início do texto nem se percebe que há erros.

No texto 2, requer interpretação, a dificuldade é imensa, está tudo trocado. Já no texto 3, com a mudança de partículas e poucas mudanças nas palavras, existe uma pequena dificuldade com alguns termos que requerem interpretação, mesmo com quase tudo na mesma ordem do texto 1.No caso que estamos analisando, funciona como uma agência de correios

Texto 1
Correspondências com endereços normais.
Vão direto para o carteiro.

Texto 2 e 3
Correspondências com endereços confusos.
Essas vão para o setor de interpretação,
onde terão os endereços normalizados
ou serão devolvidas para o remetente.

No primeiro texto as células cerebrais trabalham diretamente, independente das palavras estarem certas ou erradas – as partículas dão o tom da ‘melodia’. Nos outros dois textos [2 e 3] vamos observar uma pequena demora no curso de leitura, que é a intervenção da mente no processo [o bioprocessador de domínio entra em cena e nem sempre ele consegue interpretar a palavra]. Tente ler um texto de cabeça para baixo – você vai notar a mesma lentidão no fluxo.

De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaacmoo um tdoo. Sohw de bloa.

Fixe seus olhos no texto abaixo
e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

Tente ler o texto abaixo, são as mesmas palavras do texto 1

bloa. de Sohw tdoo um cmoo. plravaa aorcdo De a isladoa, Ltera mas cdaa lmeos não nós poqrue é Itso pobrlmea. sem e pdoe bçguana anida ttaol ler vcoê, que crteo uma rseto ser pdoe O lgaur no. piremria etejasm Lteras útmlia que a iprotmatne csioa uma a é etãso úncia plravaa Lteras de, em as ignlsea com de uma ipomtra qaul uinrvesriddae odrem, peqsiusa não uma

Tente ler esse também

aorcdo uma De peqsiusa as uinrvesriddae ignlsea, não em ipomtra com qaul de odrem Lteras plravaa de etãso, uma a úncia uma csioa iprotmatne é e piremria etejasm útmlia a Lteras que lgaur no crteo. rseto pdoe O ser bçguana uma ttaol, vcoê anida que pdoe sem pobrlmea. Itso ler poqrue nós lmeos é de cdaa Ltera não isladoa, a plravaa cmoo tdoo. um bloa mas Sohw

Mesmo já conhecendo as palavras, você tem dificuldade no segundo texto, que foi totalmente modificado, e um nível menor no terceiro, que sofreu poucas mudanças.

www.conhecerse.com

Nenhum comentário: