segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

ONDAS DE LÍQUIDO CEFALORRAQUIDIANO LAVANDO O CÉREBRO DURANTE O SONO



Esse processo é necessário para livrar o órgão de quaisquer toxinas que possam ter se acumulado durante o dia. E agora uma equipe da Universidade de Boston (EUA) nos prestou o enorme favor de gravar esse fenômeno incrível.

Usando ressonância magnética, os pesquisadores monitoraram o cérebro de 13 indivíduos com idades entre 23 e 33 anos enquanto eles dormiam.

Estudos anteriores haviam sugerido que o líquido cefalorraquidiano (LCR) era importante para a remoção de resíduos do cérebro. No entanto, essa ação nunca havia sido diretamente observada.

“Sabemos há algum tempo que existem essas ondas elétricas de atividade nos neurônios. Mas, até agora, não tínhamos percebido que também existiam ondas no LCR”, disse a neurocientista Laura Lewis, da Universidade de Boston.

Além do fenômeno do LCR, outras coisas acontecem no nosso cérebro quando estamos dormindo, como a atividade cerebral de ondas lentas (que serve parcialmente para fixar novas memórias) e a diminuição do fluxo sanguíneo. Tudo isso parece se combinar para remover proteínas desnecessárias e outros detritos do órgão.


Segundo a equipe de cientistas, essas descobertas podem ajudar no estudo de diversos distúrbios neurológicos e psicológicos, principalmente os associados a padrões de sono.
Pesquisas futuras também poderiam registrar a atividade do LCR em indivíduos mais velhos, a fim de detectar a deterioração do processo à medida que envelhecemos, auxiliando assim na compreensão de problemas relacionados à idade.

Uma questão que permanece em aberto é como exatamente o LCR, as ondas cerebrais e o fluxo sanguíneo entram em sincronia com tanta eficácia. De acordo com os pesquisadores, pode ser que, conforme os neurônios “se desligam” durante a noite, eles não precisem de muito sangue. À medida que o sangue drena, por sua vez, a pressão no cérebro pode ser mantida pelo influxo do LCR.

“Essa é apenas uma possibilidade. Quais são os elos causais? Um desses processos está causando os outros? Ou existe alguma força oculta que está dirigindo todos eles?”, levantou Lewis.

Hypescience
Natasha Romanzoti, em 12.11.2019

Nenhum comentário: