segunda-feira, 8 de outubro de 2012

SONO PREPARA O CÉREBRO PARA PROCESSAR A NOVA INFORMAÇÃO

“Sem sono, os seres humanos tornam-se irritáveis, ineficientes e propensos a acidentes – mas de que modo o sono nos cura ainda não é compreendido inteiramente.

“O psicólogo Giulio Tononi da Universidade de Wisconsin-Madison pensa ter a resposta para o que nossos cérebros fazem enquanto dormimos. “Sua teoria é que o próprio cérebro se ‘reinicia’- quebrando as conexões feitas durante o dia – de modo que acorde ‘fresco’ e pronto para aprender e processar mais informação.

“A atividade da onda cerebral é particularmente forte durante o sono – um sinal, pensa Tononi, que o cérebro é quem ‘apaga’ as impressões desnecessárias. “O cérebro literalmente se ‘desenrola’ durante o sono – limpando-se quase da mesma maneira que um computador se reinicia … Sua compreensão do cérebro e como ele se ‘reprograma’ podem também conduzir a uma compreensão mais profunda do que é a própria consciência.

“O sono pode ser o preço que você paga para que seu cérebro possa ser flexível no dia seguinte’, diz Tononi em um de seus trabalhos sobre o assunto. “Sua hipótese é de que o sono permite que o cérebro se reagrupe, após um dia duro de aprendizagem, por sinapses, que aumentam a força durante o dia a chance de descer a níveis básicos.

“O sono pode também ser importante para consolidar novas memórias, e permitir ao cérebro ‘esquecer-se’ das impressões aleatórias e sem importância do dia, de modo que haverá espaço para mais aprendizagem no dia seguinte”.

A Cabalá tem falado sobre este trabalho do cérebro durante o sono há milhares de anos. Além disso, ela explica como ocorre o processo de limpar, processar e armazenar a informação, a razão para os sonhos como experiências durante o dia (rápida transferência da informação) e outras restaurações.

Cabala em português está cadastrado em nossa página no Facebook

Nenhum comentário: