terça-feira, 18 de junho de 2013

O BOCEJO É O TERMOSTATO DO CORPO HUMANO

Nosso cérebro é como um computador: os dois funcionam melhor quando estão frios. Quando colocados sob uma tensão muito grande, eles superaquecem e tem a capacidade de processar informações reduzida.
Quando nossa cabeça começa a aquecer, o bocejo funciona como um “termostato” natural, que permite que o ar fresco entre e leve o cérebro de volta para uma temperatura saudável.
 
Um estudo com 160 voluntários do Arizona (EUA) descobriu que as pessoas bocejam quase o dobro no inverno, quando a temperatura corporal é maior do que a do ambiente. Haveria menos benefícios em bocejar no verão porque o ar respirado seria mais quente que o corpo da pessoa.

A temperatura do cérebro é influenciada pela quantidade de trabalho que o cérebro tem que processar, a temperatura do sangue e a taxa na qual ele flui para o cérebro.
Um cérebro superaquecido pode causar sensações de sonolência, o que explica porque nós bocejamos quando estamos com sono. Quando você está prestes a dormir, depois de um dia cansativo, o cérebro certamente está com a temperatura no ponto mais alto do dia. 

Telegraph

Nenhum comentário: