segunda-feira, 15 de abril de 2013

POR QUE FALAMOS HMMM QUANDO ESTAMOS PENSANDO?



Você provavelmente não o aprendeu durante uma aula de Português, e ele raramente aparece em um dicionário. Gramaticalmente falando, é uma “interjeição”, ou seja, uma palavra que expressa emoções, estados de espírito, sentimentos. O próprio significado varia conforme o tom: pode significar “não gostei”, “boa ideia!” ou “espere um pouco enquanto penso numa resposta”. O significado muda com o contexto da conversa, também.

De onde veio a expressão? “Não tenho uma teoria para isso”, disse o linguista Anatoly Liberman, da Universidade de Minnesota (EUA) e especialista na origem de palavras. “Pode ter vindo do Inglês ou do Francês. Mas você não consegue traçar sua longa trajetória”.

Ele sugere que o “h” substitui a respiração que antecede a fala, e o “mmm”, emitido sem abrir a boca, indica que você não tem certeza do que dizer. O fato de você emitir o som indica que, pelo menos, continua envolvido na conversa.

Para o psicólogo Nicholas Christenfeld, da Universidade da Califórnia (EUA), especialista em “pausas em diálogos preenchidas” (!) a expressão é popular justamente porque é um som neutro “mais fácil de ser dito do que qualquer outra coisa”. “Hmmm…”, pensaram vocês.

Live Science

Nenhum comentário: