sábado, 27 de novembro de 2010

HOLISMO ODONTOLOGIA SISTÊMICA


Desde o momento do nascimento, o corpo humano desempenha funções alimentares a partir da boca. O contato com o seio materno, além de proporcionar a ingestão do primeiro alimento líquido, é marco de uma intensa relação afetiva cujos desdobramentos têm sido objeto de estudo em vários campos do conhecimento humano.

A boca tem merecido atenção especial por parte de alguns estudiosos que defendem a teoria de que ela contém a quarta dimensão, o vazio bucal. Essa é a chamada odontologia sistêmica que utiliza os mais variados recursos técnicos para recuperar o espaço oral em todas as suas dimensões e trabalha com o conceito de que “o todo é mais do que a soma das partes”.

Segundo a odontóloga sistêmica Ione Alves Batista de Abreu, que trabalha há 15 anos com essa abordagem, a boca é o lugar onde ocorre a multiplicidade de processos orgânicos e estruturais do comportamento, que são complexos e vitais para o ser humano:ingestão e início da digestão dos alimentos, inspiração e expiração, a fala e outras modalidades de interação expressiva e afetiva, sexuais e sociais, além de interferir diretamente no equilíbrio corporal. “A boca é muito mais que um espaço que mastiga”.

Ione Alves esclarece que a primeira função da boca é respiratória. “É aí dentro desse espaço vazio [quarta dimensão], que se aloja a língua, um órgão que em função das deformações da cavidade bucal pode afetar a respiração: se a boca é pequena demais, a língua vai ficar comprimida e ser projetada para trás, contra a epiglote que, por sua vez, comprime a glote (obstruindo o ar que passa pela garganta). Assim, diminui a entrada de ar para os pulmões, o que vai desencadear uma série de compensações e distúrbios que repercutirão sobre os processos metabólicos”.

A odontóloga ressalta que “ao proporcionar a cada paciente uma melhor estrutura e funcionalidade bucal, o tratamento sistêmico favorece uma postura corporal mais harmônica, que vai desencadear novos processos biofísicos e comportamentais numa dimensão existencial mais saudável e feliz”.

A odontologia sistêmica é uma forma holística de tratar o ser humano. Ela estuda e analisa a relação da saúde bucal com o corpo e os aspectos emocional, mental e comportamental do indivíduo. Dessa forma, qualquer deformação ou disfunção do espaço bucal será visualizada como uma alteração em um complexo sistema de determinações em que todo o organismo está envolvido. O olhar sistêmico considera o organismo como um todo e nesse sentido as disfunções bucais são consideradas ao mesmo tempo causa e efeito de outros problemas orgânicos.

A odontóloga explica que a sistêmica analisa a relação entre as arcadas superior e inferior e o posicionamento dos dentes, dados que revelam a maneira pela qual o indivíduo está se estruturando na vida. Trabalhamos todo o tempo com o conceito de sistema. Cada dente representa um sistema [respiratório, circulatório, neural, hormonal, sensorial, excretor, digestivo, ósseo e muscular]. A boca por sua vez representa um sistema dentro da sociedade, do mundo, do universo”.

“Dentro da odontologia sistêmica, à medida que o indivíduo entra no processo de tratamento holístico ele inicia uma jornada de autoconhecimento e transformação com mais segurança e alegria e sem de desestruturar.

Os três pilares da odontologia sistêmica são: o espaço, a postura e o movimento. A técnica mexe no comportamento emocional e mental porque quando dá mais à boca, dá-se mais espaço à vida. “Liberando-se os movimentos da mandíbula, dá-se maior liberdade ao viver e trabalhando-se sobre a postura, será com postura que de viverá. O indivíduo introjeta aquilo que se é, e a maneira de atuar, ser e estar naquele momento e naquele contexto”, diz Ione.

Ela alia ao seu trabalho a leitura corporal que identifica e interpreta os sinais e sintomas das desordens sociais. “Através dessa leitura, estudo e defino qual será o melhor caminho para a correção desses desequilíbrios, seja através do uso de aparelhos ou da indicação de massagem corporal, homeopatia, acupuntura e fitoterapia”, arremata.

www.jornalinfinito.com.br

Nenhum comentário: