sábado, 6 de novembro de 2010

DALAI LAMA DIÁLOGO BUDISTA-JUDAICO

"O Dalai Lama ensinou-nos muito sobre o budismo. Mais ainda sobre menschlichkeit (o ser humano) e principalmente sobre o judaísmo. Este encontro com o Dalai Lama abriu-nos para a integridade de sua crença. Mostrou-nos aspectos que temos negligenciado no próprio judaísmo e que só reconhecemos quando nos são refletidos pelo espelho do outro."  Rabino Irving Greenberg

Um inusitado diálogo budista-judaico ocorreu hoje num mosteiro budista situado numa idílica colina, acima dos shopping centers e grandes lojas de varejo de Nova Jersey. "Eu quero apreender com os judeus a ‘técnica secreta’ da sobrevivência", disse o Dalai Lama, que deu início ao Encontro. O líder espiritual de 6 milhões de tibetanos e de muitos milhares de ocidentais disse que havia despertado para os vários paralelos entre o judaísmo e o budismo tibetano. Há vários aspectos comuns, tais como a devoção aos estudos e, em particular, a crença no sagrado e na interdependência de tudo o que vive.

Um shofar (chifre de carneiro) e um tallit (chale de oração) foram oferecidos ao líder budista, que colocou o chifre no cinto e jogou o xale sobre suas vestes de monge. A animada discussão durou três horas e, embora centrada em questões sérias como a manutenção da identidade cultural, a diáspora tibetana e diferenças religiosas, foi coroada de risos e alegria.

Washington, Nova Jersey, 25 de setembro de 1989
Texto extraído da obra A Policy of Kindness, Snow Lion
Publications, 1990

Nenhum comentário: