sábado, 1 de maio de 2010

ESPIRITUALIDADE CONSCIENTE NAS EMPRESAS

Após anos de pesquisas, um psicólogo pesquisador, chegou a conclusão que, quem cuida do corpo, mente e espirito, tem uma vida mais saudável e mais feliz.

Se você, de alguma forma duvida disso, saiba que 91% dos grandes, líderes e chefes, segundo a revista Fortune, aprenderam a ter ética, respeito e valores morais.

A espiritualidade que esteve durante muito tempo restrita, somente a religiões, agora tem congressos, cursos e livros abordando o tema, e melhor, longe dos templos e das igrejas, mas com certeza mais perto do coração das pessoas.

Hoje a globalização abala as fundações das certezas milenares criando um admirável novo mundo que está reorganizando os espaços espirituais e esse mundo moderno, com suas incertezas e problemas, faz com que empresários e gerentes sintam a angústia do mundo que está nascendo e muitos estão buscando na espiritualidade, um caminho de equilíbrio, pois estão descobrindo que para estas transformações serem positivas, elas devem vir de dentro de cada um, naquele lugar em que nasce a fé na vida e no humanidade.

Por isso, cada vez mais os líderes nas empresas estão descobrindo que trabalhar a espiritualidade, é estudar paradigmas da vida e encontrar novas respostas para as perguntas do dia-a-dia empresarial.

Sabe-se que mesmo por distâncias incomensuráveis do universo, estamos conectados a tudo e todos e sendo assim somos responsáveis por nós e pelo outros em nossa volta, pois tudo está conectado numa cadeia que responde de forma boa ou ruim de acordo com nossas ações.

E nas últimas décadas, apesar de todos os avanços que o homem conseguiu, de suas façanhas tecnológicas e até a descoberta de outros mundos, o ser humano deixou de lado o mais importante, amar o próximo como a si mesmo.

O estudo da espiritualidade, nos ajuda a compreender, entender e respeitar o outro. Nela aprendemos, amar, respeitar, hierarquia, autoritarismo, questionar ideias e não pessoas. Esse questionamento, deve despertar novas ideias e agregar, melhorias ao ambiente de trabalho.

Para os empresários, a espiritualidade, visa um planejamento estratégico, um intercâmbio de informações, ou seja, valores morais, hábitos, missão, contribui para uma mudança de valores, pois a ignorância é a causa principal da pobreza, pois a fusão do técnico com o eclético, torna uma integração individual e social e igualitária.

Valores morais, éticos, solidariedade, compaixão, são conceitos corretos e qde pessoas com atitudes, atitudes elas positivas, que não estão somente ligados a religião, contudo temos que aprender um conceito espiritual para assim, melhorarmos a nós mesmos e a sociedade na qual vivemos.

Não vamos catequisar o trabalhador em alguma religião específica do dono da empresa e sim, mostrar valores universais vindos de todas as religiões. É uma questão mais universal e naõ religiosa. Nessa base, analisamos o mundo de um lado espiritualista, principalmente quando tratamos de ética e bom senso.

Ao pensarmos desta forma, aprendemos que não é necessário ter espaços para meditação, orações etc, aprende-se que ações sustentáveis socialmente e espiritualmente são boas para o desenvolvimento das capacidades renovadoras nas empresas.

Não basta criar incentivos financeiro, hoje as pessoas para serem motivadas dentro da empresa, devem ir laém de simplesmente vender produtos e serviços, os funcionáriso devem se sentir parte de algo maior, até porque os consumidores também estão exigindo uma nova maneira de lidar com os produtos e empresas, hoje a compra é influenciada pela valorização da missão e os objetivos empresariais, na hora de adquirir algo, o consumidor não vê somente o preço mas como a empresa lida com os funcionários e também com o planeta.

Sei que parece um discurso utópico, mas várias empresas estão implantando uma gestão que trabalha a espiritualidade e mudando aforma de pensar o seu negócio. Isso acontece não só no Brasil, mas em todo mundo, isso levará a surgir uma nova safra de empresas e ONG´s.

Hoje a força da mudança está nas empresas, que sabendo lapidar esta capacidade, em prol dos seus funcionários, das populações e por meio de ações sociais, cria um conjunto de valores poderosos e transformadores.   www.revistasextosentido.net/

Nenhum comentário: