Seu nariz denuncia quando você está mentindo. Ele não cresce, como acontece com o Pinóquio, mas fica vermelho. Isso acontece porque, quando os níveis de ansiedade crescem, a temperatura do nariz aumenta. O acréscimo da temperatura deixa o nariz com tom avermelhado.
Os cientistas batizaram a descoberta de “Efeito Pinóquio”, em homenagem a ficção que não está tão distante assim da realidade. De acordo com os pesquisadores espanhóis Emilio Gómez Milán e Elvira Salazar López, do departamento de Psicologia Experimental Universidade de Granada, é possível obter o efeito contrário e resfriar o rosto quando fazemos grande esforço mental.
O nariz não é apenas o único a nos denunciar. Uma parte interna do músculo orbital do olho também esquenta quando mentimos. E contar inverdades não é a única maneira de ficarmos quentinhos. Quando estamos excitados sexualmente, nosso peito e órgãos genitais se aquecem.
As conclusões foram tomadas a partir da análise do cérebro de voluntários. Quando eles mentiam, o córtex insular se alterava. Essa área está envolvida com a detecção e a regulação da temperatura corporal, e é por isso que há relação entre a mentira e a temperatura do nosso rosto.
Por isso, se estiver na dúvida se alguma pessoa está contando lorotas, veja a cor de seu nariz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário