A teoria das inteligências múltiplas foi estudada
pelo psicólogo Howard Gardner como um contrapeso para o paradigma da
inteligência única. Ele propôs que a vida humana requer o desenvolvimento de
vários tipos de inteligências. Portanto, Gardner não entra em conflito com a
definição científica de inteligência como sendo “a capacidade de resolver
problemas ou fazer coisas importantes”.
Howard Gardner e seus colegas da prestigiada
Universidade de Harvard advertiram que a inteligência acadêmica (obtida através
de qualificações e méritos educacionais) não pode ser o fator decisivo para
determinar a inteligência de uma pessoa. Gardner e seus colegas poderiam dizer
que Stephen Hawking não tem mais inteligência do que Leo Messi, mas cada um
desenvolve um tipo diferente.
A pesquisa de Howard Gardner identificou e definiu
oito tipos diferentes de inteligência. Vamos ver com mais detalhes cada uma das
inteligências propostas pela Teoria das Inteligências Múltiplas de
Gardner.
Inteligência linguística
A capacidade de dominar a linguagem e se comunicar
com outros é importante em todas as culturas. Desde pequeno o ser humano aprende
a usar a língua nativa para ser capaz de se comunicar de forma eficaz. A
inteligência linguística não só se refere à capacidade de comunicação oral, mas
a outras formas de comunicação como a escrita, gestual, etc. Quem domina melhor
essa capacidade de comunicação possui uma inteligência linguística superior.
Algumas profissões enfatizam esse tipo de inteligência como, por exemplo, os
políticos, escritores, poetas, jornalistas…
Inteligência
lógico-matemática
Durante décadas a inteligência lógico-matemática
foi considerada um tipo de inteligência bruta. Ela assumiu o eixo principal do
conceito de inteligência, e foi usada como um ponto de referência para detectar
o quão inteligente era uma pessoa. Como o próprio nome indica, este tipo de
inteligência está ligada à capacidade de raciocínio lógico e resolução de
problemas matemáticos. A velocidade para resolver estes problemas é o indicador
que determina quanta inteligência lógico-matemática a pessoa tem. O famoso teste
de quociente de inteligência (QI) é baseado neste tipo de inteligência e, em
menor proporção, na inteligência linguística. Cientistas, economistas,
acadêmicos, engenheiros e matemáticos muitas vezes se destacam neste tipo de
inteligência.
Inteligência Espacial
A capacidade de observar o mundo e os objetos em
diferentes perspectivas está relacionada a este tipo de inteligência, em que se
destacam os profissionais de xadrez e artes visuais (pintores, designers,
escultores…). Pessoas que se destacam nessa inteligência, geralmente têm
habilidades que lhes permitem criar imagens mentais, desenhar e identificar
detalhes, além de um sentimento pessoal de estética. Com essa inteligência
desenvolvida, encontramos pintores, fotógrafos, designers, publicitários,
arquitetos, e outras profissões que exigem criatividade…
Inteligência Musical
A música é uma arte universal. Todas as culturas
têm alguma forma de música, mais ou menos elaborada, levando Gardner e seus
colegas a entenderem que há uma inteligência musical latente em todos. Algumas
áreas do cérebro executam funções relacionadas ao desempenho e à composição da
música. Como qualquer outro tipo de inteligência, você pode treinar e melhorar.
Os mais favorecidos neste tipo de inteligência são aqueles capazes de tocar
instrumentos, ler e compor peças musicais com facilidade.
Inteligência corporal e
sinestésica
As habilidades motoras do corpo são necessárias
para utilizar ferramentas ou para expressar certas emoções, é essencial para o
desenvolvimento em qualquer cultura. A capacidade de usar ferramentas é
considerada uma inteligência sinestésica corporal. Além disso, a capacidade
intuitiva da inteligência corporal é utilizada para expressar sentimentos
através do corpo. São particularmente brilhantes neste tipo de inteligência:
dançarinos, atores, atletas e até mesmo cirurgiões e artistas plásticos, porque
todos eles precisam usar racionalmente as suas capacidades
físicas.
Inteligência intrapessoal
A inteligência intrapessoal se refere à
inteligência que nos permite compreender e se controlar internamente. As pessoas
que se destacam neste tipo de inteligência são capazes de acessar seus
sentimentos e refletir sobre eles. Essa inteligência também lhes possibilita
aprofundar a visão e compreender as razões sobre o porquê de uma pessoa ser do
jeito que é.
Inteligência Interpessoal
A inteligência interpessoal nos permite ficar
conscientes de coisas que os nossos sentidos não conseguem captar. É uma
inteligência que nos possibilita interpretar palavras, gestos, objetivos e metas
subentendidos em cada discurso. A inteligência interpessoal aprimora a nossa
capacidade de empatia. É uma inteligência muito valiosa para as pessoas que
trabalham com grandes grupos. Sua capacidade de detectar e compreender as
circunstâncias e problemas dos outros será maior com a inteligência
interpessoal. Professores, psicólogos, terapeutas, advogados e educadores são
perfis que têm uma pontuação muito elevada neste tipo de inteligência descrita
na teoria das inteligências múltiplas.
Inteligência naturalista
A inteligência naturalista detecta, diferencia e
categoriza as questões relacionadas com a natureza, como espécies animais e
vegetais ou fenômenos relacionados ao clima, geografia ou fenômenos naturais.
Este tipo de inteligência foi adicionado mais tarde ao estudo original de
Inteligências múltiplas de Gardner, em 1995. Gardner achou necessário incluir
nesta categoria porque é uma das inteligências essenciais para a sobrevivência
do ser humano e de outras espécies.
Gardner afirma que todas as pessoas possuem cada
um dos oito tipos de inteligência, embora cada tipo seja mais desenvolvido em
algumas pessoas do que em outras, todos os oito tipos tem a mesma importância e
não há uma mais valiosa que a outra.
Em geral, precisamos utilizá-las para
enfrentar a vida, independentemente da ocupação realizada. Afinal, a maioria dos
trabalhos requer o uso da maioria dos tipos de inteligência.
A educação ensinada
na sala de aula é um procedimento destinado a avaliar os dois primeiros tipos de
inteligência: linguística e lógica matemática. No entanto, esta educação é
totalmente inadequada para educar os alunos na plenitude do seu potencial. A
necessidade de mudança no paradigma educacional foi trazida à discussão pela
Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner.
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