domingo, 11 de dezembro de 2011

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E HUMANA ATRAVÉS DA TERAPIA HOLÍSTICA



A capacidade de processar informações compatíveis á funcionalidade exigida, determina aptidão ao agir nas multifacetadas atividades nas quais tem que conviver.

Holisticamente o desenvolvimento da abordagem do autoconhecimento atinge a identidade familiar, social, profissional, o qual molda e constitui a personalidade do individuo a ser reconhecida e preservada.

O individuo é constituído da totalidade do que determina a formação destas identidades, as quais influenciam nos seus parâmetros de escolhas e decisões, muitas vezes sem a sua própria participação quanto à decisão final.

Através do emocional ativado, o individuo somatiza as mais variadas situações. Ao vibracionar através deste estado de consciência, gera e fortalece a sua própria Egrégora [força gerada pelo somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas] deixa de gerenciar os segmentos que o constitui de uma forma mais coesa, com o pragmatismo daquele que toma o valor prático como critério da verdade.

À medida em que este condicionamento vai sendo superado, pró-ativa o seu Princípio de Consciência [capacidade funcional assertiva], através do planejamento inteligente define o pensamento estratégico racionalizando os pontos de interação entre os fatos e realidades distintas que compõe o assunto a ser administrado, numa visão atual e de futuro.

O que se deduz desta observação: a prioridade do reconhecimento de Si Mesmo como identidade existente. Quanto maior for o seu desenvolvimento pessoal mais apto está para agir como o resiliente que desenvolve a sua capacidade de recuperação a cada obstáculo e a cada desafio. Existe dois tipos de indivíduos, aqueles que nascem e os que se tornam resilientes.

O perfil do profissional multifuncional e resiliente é aquele que desconhece crise, objetiva soluções, procura se alinhar a uma equipe multiprofissional, conhece as diretrizes a serem seguidas, delegar poder, sabe ouvir e ser ouvido, deixa claro o limite desta permissão. E sua liderança é reconhecida.

Como um gestor a promover o gerenciamento da sua própria vida, é necessário priorizar suas escolhas/decisões as quais atuam como "mentes interligadas" das suas identidades pessoal, familiar, social, profissional.

Determinante reconhecer o individuo desagregador o qual é incapaz de reconhecer e respeitar a hierarquia constituída, que tem por objetivo principal fragmentar as bases estruturais de um staff/equipe. Esses indivíduos devem ser reconhecidos e reavaliados.

Holismo, antes visto como alternativa de vida e conceito, hoje é o cerne do resiliente que fundamenta a busca da personalidade saudável e sólida, daquele que atua de forma clara e objetiva, com o mínimo de disfuncionalidade para o desenvolvimento das suas próprias capacidades, como Ser integrado ativo e participativo, agindo com equilíbrio no pensar e agir, nos vários segmentos no qual atua.

Neusa Rocha Teles
Psicoterapeuta Holística pertencente ao grupo das Terapias Alternativas
neusarochateles@uol.com.br

Liliane Freire é autora do Video

Nenhum comentário: