Nascidos diante do avanço tecnológico, a geração Z
[pessoas que nasceram a partir de 1995] não se diferencia da geração Y [pessoas
nascida entre os anos 80 e 90] quando o assunto é imediatismo na
carreira.
De acordo com o consultor e diretor da Sociedade
Crer Ser Treinamentos, Eduardo Shinyashiki, esses adolescentes da geração Z
serão profissionais que almejarão subir de cargos hierárquicos
rapidamente.
"Outra característica desses profissionais do
futuro será a aptidão para fazer várias tarefas ao mesmo tempo, otimizando mais
o tempo do que a geração Y.
As pessoas da geração Z terão sede em gerar
resultados rápidos para a empresa, por isso, a companhia precisará gerenciar
essa agilidade", explica Shinyashiki.
No mercado de trabalho, segundo o consultor, para
a empresa administrar essa pressa, uma das medidas será dividir uma tarefa de
longo prazo em várias fases. Assim, o profissional da geração Z vai cumprir as
metas estabelecidas, sem frustrações, como se fosse um jogo de vídeo game, no
qual ele precisa vencer várias etapas para ser o campeão.
Por ser um profissional multitarefas, o líder
responsável pela geração Z, que provavelmente será da geração Y, terá o desafio
de focar essas tarefas. Impaciente para fazer várias tarefas ao mesmo tempo, o
profissional da geração Z, se não tiver um direcionamento adequado, irá perder o
seu foco", ressalta Shinyashiki.
Para administrar bem o profissional da geração Z o
líder terá que ter um cuidado especial com relação ao feedback ."O feedback será
fundamental para integrar a geração Z às outras gerações. Como essas crianças
estão crescendo diante de um cenário instável, com a crise econômica, com maior
índice de divórcio entre seus pais, elas serão mais emotivas, logo o 'loveback',
ou seja, a avaliação do gestor terá de mostrar que esse profissional é
reconhecido e valorizado".
O departamento de RH [Recursos Humanos], por sua
vez, passará a ser cada vez mais solicitado no âmbito emocional, por isso, será
preciso saber reconhecer e diferenciar a característica de cada colaborador da
empresa.
onmanager.blogspot.com
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